São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

63º Festival de Veneza começa com inédito de Brian De Palma

Brasileiro Karim Aïnouz compete na mostra Horizontes com "O Céu de Suely"

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem brasileiros na mostra competitiva principal -Karim Aïnouz (de "Madame Satã") concorre com "O Céu de Suely" na mostra paralela Horizontes-, a 63ª edição do Festival de Veneza começa hoje. O filme de abertura é "A Dália Negra", inédito de Brian De Palma, adaptado da obra de James Ellroy, com Scarlett Johansson e Hilary Swank no elenco.
São 21 filmes na disputa pelo Leão de Ouro. Além de De Palma, a lista de veteranos inclui cineastas como Stephen Frears (com "The Queen"), Paul Verhoeven ("Zwartboek") e Alan Resnais ("Petites Peurs Partagées"), entre outros.
Na mostra Horizontes estão também "Koorogi", do japonês Aoyama Shinji, e os americanos "The Hottest State", que Ethan Hawke adapta de seu próprio romance, e "When the Levees Broke", de Spike Lee.
O Brasil aparece ainda na homenagem a Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), com exibição de 14 de seus trabalhos, entre longas e curtas. Também estão programadas homenagens aos cinemas russo -18 filmes das décadas de 30 a 70- e italiano -com fitas de Luchino Visconti, Roberto Rossellini e Mario Soldati.
O diretor americano David Lynch, que exibirá, fora de competição, "Inland Empire", receberá um Leão de Ouro pelo conjunto de sua carreira. O prêmio será entregue no dia 6, após a projeção do filme.
Com a atriz Catherine Deneuve na presidência do júri, o Festival de Veneza termina no dia 9 de setembro. Também serão exibidos, hors concours, "A Flauta Mágica", de Kenneth Branagh, e "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Em show no Memorial, Spok faz frevo de gala com Jazz Sinfônica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.