São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Série busca o DNA radical dos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

As origens, ações e destinos de grupos radicais de esquerda e direita dos Estados Unidos são o tema do documentário "América Radical", que o History Channel exibe hoje à noite, na série "Revelações".
O programa lembra que o país foi formado por homens e mulheres radicais, que se insurgiram contra o Império Britânico. E passa a descrever o histórico americano de milícias, ataques terroristas, sublevações etc. De direita ou de esquerda, grupos como os anarquistas, os comunistas, a Ku Klux Klan, os Panteras Negras, o Aryan Brotherhood ou o Weather Underground têm, além de alvos específicos, como negros, brancos e a guerra no Vietnã, a ordem pretendida pelo governo americano.
O documentário recupera depoimentos de ativistas lendários como Angela Davis e Linda Evans. E revela as estratégias de reação oficiais, como o programa de inteligência Cointelpro (Counter Intelligence Program), do FBI, e suas ações igualmente radicais.
Sem tempo para um debate aprofundado sobre as raízes do radicalismo americano, o programa termina lembrando que o novo alvo da inteligência é, agora, o terrorismo de grupos como a Al Qaeda. E sugere que uma resistência interna ao "status quo" vigente poderá emergir a qualquer momento.


AMÉRICA RADICAL - ESQUERDA E DIREITA
Quando:
hoje, às 22h
Onde: The History Channel


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica: Em "Cortina Rasgada", ciúme é protagonista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.