São Paulo, domingo, 30 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parker, um dos pais do bebop, está no álbum 4

DA REPORTAGEM LOCAL

A variedade é a marca da Coleção Folha Clássicos do Jazz nas próximas semanas. O quarto volume é dedicado ao saxofonista Charlie Parker, um dos fundadores do bebop, enquanto o quinto destaca a bateria de Art Blakey.
No volume seis, Ella Fitzgerald desfila sua técnica de improvisação vocal conhecida como "scat". No sétimo, é a vez do trompete suave e vocal sussurrado de Chet Baker, com o qual contrasta o piano percussivo de Thelonious Monk, no volume oito.
O clarinete de Benny Goodman, que passeou com desenvoltura pelo mundo erudito, é o foco do nono volume, enquanto o volume dez traz o hard bop do pianista Horace Silver. Os míticos Miles Davis, Billie Holiday e Duke Ellington são os temas dos volumes 11, 12 e 13, respectivamente, e o piano eclético de Chick Corea e o experimentalismo radical de Ornette Coleman aparecem no 14 e no 15.


Texto Anterior: CD sintetiza várias fases do artista
Próximo Texto: Crítica/"Das Tripas Coração": Ana Carolina expõe as contradições da sexualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.