São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

15 minutos de fama

Marcelo Adnet faz sucesso na internet com as piadas do programa "15 Minutos'

Comediante usa a rede para fazer roteiro e virou hit no YouTube por imitações como a de Silvio Santos interpretando Guns N" Roses


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Principal evento da MTV, o Video Music Brasil (VMB), premiação que acontece depois de amanhã, terá como destaque a participação do comediante Marcelo Adnet, que comanda o "15 Minutos", um dos mais bem-sucedidos programas da emissora (dois pontos de pico de audiência em 24 de abril). O próprio Adnet admite que o sucesso na TV não seria obtido sem o apoio da internet.
O curioso é que Adnet conheceu os dois lados da rede. Ao mesmo tempo em que é beneficiado pela repercussão viral da exibição de seu programa em sites como YouTube, sofreu quando um fã circulou um vídeo de um de seus espetáculos de "stand-up comedy", esvaziando a graça de suas piadas.
Aos 27 anos, Adnet é comediante há cinco. Mesmo depois de atuar em peças teatrais ("Corações Encaixotados", de Bosco Brasil) e em programas da Rede Globo ("Sob Nova Direção", "A Diarista", "A Grande Família"), foi com o "15 Minutos", na MTV, que ele ganhou projeção.
"15 Minutos" não foi pensado para a internet, mas seu formato combina com a velocidade da rede. Em... 15 minutos, com um parceiro mascarado, o Kiabbo, e cenário que simula o quarto do comediante, Adnet conta piadas e faz imitações impressionantemente absurdas e divertidas, como Silvio Santos cantando "Sweet Child O'Mine", do Gun "N Roses, ou a "Dança do Créu" em "versão José Wilker".
Na MTV, o "15 Minutos" vai ao ar de segunda a quinta, às 21h45 -com reprise de terça a sexta, às 17h45. No YouTube, basta digitar "Marcelo Adnet" para ter acesso à maioria dos programas -contra a vontade da MTV, que coloca o conteúdo no Overdrive (http://mtv.uol.com.br/mtvoverdrive).
"São os fãs que colocam o programa no YouTube. É um trabalho voluntário. Eu assisto por ali, porque não tenho tempo de ver pela TV", diz Adnet.
"Passamos um bom tempo planejando o programa. Tenho um computador na minha frente, sempre conectado. Isso é uma associação grande [com a internet]. E usamos e-mail o tempo inteiro. Na hora de montar um roteiro, usamos mensagens enviadas pelos espectadores", explica. "Mandam várias idéias. Por exemplo, pedindo esquetes sobre a Bósnia ou as ilhas Maurício. Aí olho na internet alguns dados sobre esses locais e faço um funk sobre as ilhas Maurício. O programa é rápido, mas com grande fluxo de informações. Sem a internet, ele não aconteceria."
Os programas são gravados em estúdio da MTV. Adnet prepara o roteiro, mas ele muda de acordo com os e-mails enviados pelos fãs do programa. "Nós costumamos separar algumas mensagens para usar durante a gravação do programa. Mas quando não gosto desses selecionados, durante o programa entro na caixa de entrada e pesco outros e-mails."
Para Adnet, o pouco tempo de programa facilita a conexão com os usuários de internet. "Uma coisa seria assistir ao "Domingão do Faustão" no YouTube, que demora três horas. O fato de [seu programa na MTV] de ter apenas 15 minutos, com dois blocos, um com oito minutos e outro com quatro minutos, mais ou menos, facilita essa transposição [para a internet]."
"Uma pessoa vê, gosta e quer mostrar para os amigos. Aí entra no YouTube e faz o upload do "15 Minutos". Meu tio sempre faz isso porque ele adora mostrar o programa para outras pessoas."
É alta a velocidade com que Adnet e o "15 Minutos" trafegam pela rede. Um exemplo é "Furfles Feelings" canção-piada composta por Adnet. "No dia seguinte, havia um monte de gente fazendo vídeos caseiros, deles mesmos, cantando a música. No outro dia, já tinha gente fazendo coreografia. E num outro, teve alguém que fez um remix e colocou no YouTube." A música cresceu tanto que será usada para encerrar o VMB, em versão com participação de artistas como Fresno, CPM 22, Pitty, NX Zero, Mallu Magalhães, Nasi, entre outros. O comediante registrou a canção no Ecad e pretende lançá-la oficialmente.
Adnet só não ficou contente quando o conteúdo (ou seja, as piadas) de um espetáculo seu foi parar inteiro no YouTube.
"É complicado colocar "stand-up comedy" na internet. Teve alguém que botou no YouTube uma de minhas atuações. Aí tive que pedir para ele retirar dali, para que as piadas não ficassem conhecidas. Mas ele foi educado e concordou."


Texto Anterior: Artigo: Uma reflexão necessária
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.