São Paulo, Sábado, 30 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erudição domina CD

especial para a Folha


Recém-lançado nos EUA e na Europa (a Warner ainda não decidiu se vai editá-lo no Brasil), o CD "Elegiac Cycle" é o quinto álbum oficial de Brad Mehldau, e o primeiro gravado por ele integralmente como solista.
Desta vez, Mehldau abandonou os standards que vinha improvisando ao lado de seu criativo trio com Larry Grenadier e Jorge Rossy (em três volumes intitulados "The Art of the Trio"), para investir em suas composições.
O repertório reúne nove faixas. Todas elas -da nostálgica "Memory's Tricks" à triste "Lament for Linus"- contribuem para compor a mesma atmosfera intimista, romântica até, que marcou os recentes concertos que o pianista norte-americano tem apresentado pela Europa.
Em nenhum de seus álbuns anteriores Mehldau exibiu de modo tão cristalino suas influências eruditas (Chopin, Brahms e Satie são as mais evidentes), o que certamente vai ajudá-lo a ampliar sua legião de admiradores.
Atraentes também são os textos que ele assina no encarte. Entre inusitadas citações de Oscar Wilde, Thomas Mann, Rainer Maria Rilke e Allen Ginsberg, ele discorre sobre a tese de que a música permite ao ser humano relacionar-se simbolicamente com sua condição de mortal. Tocando ou mesmo escrevendo, o jovem Mehldau promete. (CC)


Avaliação:    

Disco: Elegiac Cycle Intérprete: Brad Mehldau Lançamento: Warner (importado) Quanto: R$ 35, em média

Texto Anterior: Disco terá letras em português
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.