São Paulo, Sábado, 30 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disco terá letras em português

especial para a Folha


Duas composições de Brad Mehldau, incluídas em "Elegiac Cycle", ganharam letras em português e, segundo ele, farão parte de seu próximo CD.
A responsável pela aproximação do pianista norte-americano com a língua portuguesa é sua namorada, a cantora holandesa Fleurine, 30, autora das letras.
"Minhas duas paixões sempre foram o jazz e a música brasileira", diz ela, declarando ser fã de Elis Regina e Marisa Monte.
"Para mim, o português é a língua mais bela para se cantar. Ela mesma já é tão musical que oferece uma liberdade muito grande para o cantor", acrescenta a compositora.
Fleurine conta que começou a ter aulas de português com outra cantora: a carioca Lilian Vieira, hoje bastante popular na Holanda, onde vive há 10 anos.
"Há uma enorme cena de música brasileira em Amsterdã (Holanda)", diz a cantora holandesa, que costuma se apresentar em um clube chamado Canecão Rio, acompanhada por outros músicos brasileiros.
Em "Meant to Be", seu primeiro disco, gravado há três anos, Fleurine já tinha cantado letras em português -escritas por ela mesma a partir de composições instrumentais do trompetista Tom Harrell, que também toca na gravação, ao lado de outros jazzistas, como Christian McBride e Renne Rosnes.
"Não vejo sentido em cantar, nos dias de hoje, as mesmas canções de Ella Fitzgerald ou Billie Holiday. O que eu poderia acrescentar de novo?" (CC)


Texto Anterior: Conheça Brad Mehldau, the next big thing do jazz
Próximo Texto: Erudição domina CD
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.