São Paulo, Sábado, 30 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WOMEX
Baden brilha na estréia da exposição

do enviado a Berlim

Baden Powell voltou a brilhar em Berlim anteontem. O violonista reinou na primeira noite da Womex 99, exposição de world music que vai até domingo.
Em um evento marcado por artistas emergentes e selos independentes, a presença de Baden é ambígua. Para os organizadores da Womex, é sinal do crescimento do evento, hoje na quinta edição. Para produtores brasileiros, é sinal de que, desde os tempos da bossa nova, a música brasileira não tem a mesma penetração no mercado estrangeiro.
Quatro horas antes do início do show, ninguém dava certeza que a apresentação aconteceria. Com o desaparecimento de seu violão, no aeroporto, Baden ameaçou cancelar o show. Um incidente que a platéia nem poderia imaginar, vendo-o entrar no palco, com um sorriso tranquilo.
Quem esperava um show tradicional de bossa nova foi surpreendido por um Baden vibrante, que injetou influências de flamenco, em "Naquele Tempo", "Chega de Saudade" e na versão livre e rasqueada de "Garota de Ipanema", que muitos nem reconheceram.
À tarde, uma coletiva de imprensa iniciou a participação do Brasil na Womex, que o escolheu como destaque desta edição. Representando o ICBRA (Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha), o musicólogo Tiago de Oliveira Pinto disse que esse destaque deve se repetir em outros festivais internacionais, no próximo ano. (CC)


O jornalista Carlos Calado viaja a convite das gravadoras Trama e BMG.


Texto Anterior: Brasília vai ter 12 longas concorrentes
Próximo Texto: Show: Ivete Sangalo lança mais do mesmo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.