São Paulo, Sábado, 30 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edouard Fraipont expõe no Paço

free-lance para a Folha

As fotografias de Edouard Fraipont invadiram a cidade: estão no MAM, no Espaço Porto Seguro de Fotografia, na Casa Triângulo e, a partir desta semana, no Paço das Artes, que acaba de inaugurar a nova etapa de sua Temporada de Projetos 99.
O artista de 22 anos não se assusta com a "superexposição". Diz que a mostra do Paço já estava programada desde o começo do ano, por exemplo. A instituição faz seleções bienais para a "Temporada" com base em portfólios enviados por artistas iniciantes.
Com seu vocabulário de desfoques, profusão de cores e contrastes, Fraipont discute em seu trabalho a falência da fotografia como retrato da realidade. E propõe uma utilização contemporânea dessa linguagem: representar processos mentais.
As duas obras que apresenta no Panorama do MAM exemplificam isso: em "Sendo Um Anjo 1" e "Sendo Um Anjo 2", a figura humana é retratada com uma aura angelical. "São uma tentativa fictícia de se transformar em anjo. Expressam uma vontade de sublimação que não pode acontecer e, ao mesmo tempo, são a memória desse acontecimento", explica.
No Paço das Artes, Fraipont expõe uma série de fotografias que conta sua trajetória nas artes plásticas. "Reflexividade" mostra uma pessoa em frente ao espelho, onde a figura refletida é a mais familiar. É um resumo do seu questionamento sobre a realidade.
O artista mostra também as primeiras fotografias em que incorpora paisagens a seu trabalho. A palmeira, o mar e o vaso de flor ganham ampliações reduzidas, ao contrário das obras que trazem a figura humana, quase sempre em grandes dimensões.
Os artistas Leandro Lima e Gisela Motta apresentam um vídeo em que exploram a inversão de perspectiva, gerando desconforto no espectador. (JMo)


Exposição: Temporada 99 - Edouard Fraipont, Leandro Lima e Gisela Motta Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, tel. 0/xx/11/813-3627) Quando: seg. a sex., das 13h às 20h; sáb. e dom., das 14h às 19h. Até 14/11 Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Bonomi integra coleção suíça de arte
Próximo Texto: Nordestes termina com desfiles e festa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.