|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Nóbrega é grande bailarino
especial para a Folha
Em "Sol a Pino", Antonio Nóbrega não só dá aula de cultura
brasileira como também envolve
a platéia no processo de trabalho
que precede a obra acabada.
Denominada aula-espetáculo, a
apresentação faz do público cúmplice, objetivo que Nóbrega conquista naturalmente, com seu carisma e senso de improvisação.
Depois de comentar e interpretar seu repertório musical, Nóbrega se detém nas danças, permitindo constatar que está ali, em seu
corpo, a tão cobiçada técnica que
confere uma identidade à dança
contemporânea brasileira.
Embora fora das convenções
que levam a tal identificação, Nóbrega é um dos melhores bailarinos do Brasil e talvez o único a
harmonizar, com tamanha naturalidade, a simbiose de técnicas
que apagam fronteiras entre clássico e popular. Klauss Vianna, seu
mestre em consciência corporal,
presenciaria com orgulho a maturação de seu discípulo.
Com tal conhecimento, Nóbrega poderia ter em seu teatro Brincante um centro coreográfico capaz de difundir a cultura brasileira, como também estimular linguagens de vanguarda.
Ao mesmo tempo, espera-se
que Nóbrega não deixe escapar a
concisão que marcou a primeira
fase de sua carreira (em obras como "Figural") para incorrer em
superproduções mais dispersivas,
como o recente "Pernambuco".
(ANA FRANCISCA PONZIO)
Avaliação:
Texto Anterior: Teatro: Brincante procura ajuda para não fechar as portas Próximo Texto: Walter Salles: Além da Terra do Fogo Índice
|