São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Álbum é um tratado de pequenas belezas

DA REPORTAGEM LOCAL

Num ambiente em que música e letra se encontram cada vez mais brutalizadas, "São Paulo Rio", de Zé Miguel Wisnik, chega a causar estranhamento, em primeiras audições, tal é seu grau de elaboração.
Isso bate em uma questão crucial para artistas como Wisnik: como se fazer ouvir, quando se está diante dos preconceitos do mercado contra a sofisticação, o virtuosismo, a independência, até contra a sempre contundida vanguarda paulista?
Ele tem razão ao refutar tal cisão e classificar seu disco como popular, feito de sambas e choros e canções fluentes. O problema -de torná-lo visível e audível- segue adiante, e "São Paulo Rio" não sabe como evitar esse impasse entre o discurso abrangente e os fatos restritivos.
Exemplo é a eloquente faixa-título, que prega, por poesia e metáfora, a necessidade de Rio e São Paulo se aceitarem e se complementarem melhor. As palavras ardem, as cidades seguem rivais.
À margem dos impasses, o disco evolui como um tratado de pequenas belezas, que passeiam por tangos, sambas, tropicálias e canções tristes, pela participação impetuosa de Elza Soares e as interpretações límpidas de Jussara Silveira.
O próprio Wisnik evolui como cantor, embora ainda nutrindo obsessão pelas palavras, que pronuncia de modo rigoroso, quase geométrico.
Tem-se, ao fim, produto musical de altos teores e bastante intimista ("Viúvo" e "Por um Fio" são bons exemplos), que diz bastante sobre o autor, fincado num difícil fulcro que intercala música popular e cultura erudita, arte e ciência, comunicação e incomunicabilidade. Que ele solte a voz, e que apareçam os ouvintes. (PAS)


São Paulo Rio
Bom
Artista: Zé Miguel Wisnik
Lançamento: independente
Quanto: R$ 18,90 (à venda no site www.ultimosegundo.com.br/wisnik)



Texto Anterior: Música: "São Paulo Rio" é nova ponte de Wisnik
Próximo Texto: Rock in Rio 3 recebe Kool Herc, criador das batidas do hip hop
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.