São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Humor negro de Goon chega ao país

Originário de HQ americana independente, o Casca-Grossa foi criado há dois anos por Eric Powel

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ele é grosso, tosco, ranzinza e tenta resolver todos os seus problemas dando porrada. Parece o Massaranduba, do Casseta & Planeta, mas é Goon, personagem que surgiu em uma HQ independente americana e agora traz sua boca suja e seus punhos cerrados ao Brasil.
Goon, o Casca-Grossa, é um personagem novo: surgiu há dois anos, criado por Eric Powell, um escritor e desenhista vindo de trabalhos em revistas de super-heróis e humor, como "Vingadores" e "Mad", respectivamente. Powell uniu essas duas experiências em "Goon".
Há ação, gente voando, supervilões malucos e criaturas com nomes bizarros, mas não só. As histórias têm um humor escrachado, agressivo, por vezes politicamente incorreto. Sobrevivente de uma infância trágica e mais forte que as demais pessoas, Goon poderia ser um herói. Órfão, como Batman, Homem-Aranha ou Superman, ele foi criado em um circo comum, até que um mafioso que fugia da polícia resolveu se esconder lá, onde conheceu o então jovem Goon.
Depois de uma infância sofrida, Goon poderia ter se tornado um super-herói, mas virou uma espécie de grandalhão bom de briga. Não se sabe se ele é mocinho, bandido ou amoral: às vezes, ajuda; de vez em quando, atrapalha; na maior parte do tempo, não está nem aí. Goon vive em uma realidade de terror, cercado por mendigos canibais e fortes zumbis. Os melhores amigos do personagem são Aracnus, uma gigantesca aranha viciada em jogo, e seu "parceiro-mirim", o violento e desbocado Franky. Os dois se reúnem para jogar pôquer e beber, as aventuras são meras ocasionalidades entre uma jogatina e outra.
Apesar de ser tão diferente, ou talvez por causa disso, "Goon" foi bem recebido no mercado norte-americano: após quatro números publicados por uma editora independente, a Albatross Exploding, a revista passou a ser lançada pela grande Dark Horse.
Além disso, "Goon" abocanhou três prêmios Eisner (o Oscar dos quadrinhos dos Estados Unidos) em seus dois primeiros anos de publicação: melhor edição individual, em 2004, e melhor publicação de humor e título regular, ambas em 2005.
Apesar dos prêmios, que não se espere um humor refinado ou histórias com tramas elaboradas e desenlaces fantásticos.
O monstro vem e briga, muita gente se dá mal, há situações engraçadas de tão bizarras e acabou. Curto e grosso. Do jeito que o Goon gosta.


GOON - O CASCA-GROSSA
Autor:
Eric Powel
Editora: Mythos
Quanto: R$ 39, em média (220 págs.)


Texto Anterior: Crítica: Filme futurista se aproxima dos velhos faroestes
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.