São Paulo, sexta, 30 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARTE ATACA
Lançamento de livro celebra transmissão de rádio que fez os EUA acreditarem em invasão de marcianos
Farsa de Orson Welles vira história



da Reportagem Local

Hoje a história não se repete como farsa, como queria Karl Marx, mas uma "farsa" completa 60 anos e será celebrada como história.
Quatro cidades brasileiras assistem hoje ao lançamento do livro "Rádio e Pânico", um compêndio de estudos sobre "o programa de rádio que mais marcou a história da mídia no século 20".
É assim que os 17 autores do livro, capitaneados por Eduardo Meditsch, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e organizador da empreitada, definem a transmissão do programa "Mercury Theater" de 30 de outubro de 1938.
Era noite de Halloween, e um rapaz de 23 anos, junto com um grupo de atores igualmente novatos, conseguiu com um programa de pouco mais de uma hora convencer os EUA que naves cilíndricas trazendo marcianos estavam pousadas em Nova Jersey, e que o fim do mundo era iminente.
O rapaz, é bem sabido, era Orson Welles (pré-"Cidadão Kane"). Ele acabara de enganar a América lendo adaptação do romance de ficção científica "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells.
A história está contada em minúcias em "Rádio e Pânico". Mas o livro não é só de história. Estruturado durante encontro da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), em 1997, o trabalho foi dividido em quatro partes.
O primeiro conjunto de ensaios discute o programa a partir dos recursos técnicos usados para sua transmissão. Em seguida, estão análises do contexto em que a história se desenrolou, período delicado, entre o crash de 1929 e a Segunda Guerra. Uma terceira parte é composta de textos sobre o legado do programa de Orson Welles.
Fecha o volume uma tradução na íntegra do roteiro radiofônico de "A Guerra dos Mundos", que pode ser lido junto com uma das grandes atrações de "Rádio e Pânico".
O livro traz encartado um CD, com requintada versão em português da transmissão do programa.
(CASSIANO ELEK MACHADO) ²
Livro: Rádio e Pânico
Autores: Eduardo Meditsch (organizador), Sérgio Endler, Adriana R. Duval, Ana Baumworcel, Hugo Vela, Carlos E. Esch, Nélia Del Bianco, Dóris Fagundes Haussen, Luiz C. Saroldi, Sônia Virgínia Moreira, Valério Cruz Brittos, Valci Zuculoto, Gisela S. Ortriwano, Luiz Maranhão Filho, Mágda Cunha, Romário Schettino e João Batista de Abreu Jr.
Lançamento: editora Insular (tel. 048/223-3428)/Ipej
Onde: livrarias Siciliano de São Paulo (Shopping Eldorado), Rio de Janeiro (Fashion Mall), Brasília (Shopping And Towers) e Recife (Shopping Center Recife)
Quando: hoje, às 19h, simultaneamente nas quatro cidades
Quanto: R$ 25 (238 págs, inclui um CD)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.