São Paulo, sexta, 30 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE NO RIO
Gerald Thomas ajusta contas com a dança

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

Gerald Thomas estava "muito insatisfeito" com o primeiro espetáculo de dança que dirigiu em sua carreira, "A Breve Interrupção do Fim", em 1997, para a companhia 1º Ato. Então, para as apresentações que o grupo fará de hoje até o dia 8, no teatro Adolpho Bloch, no Rio, resolveu "mudar tudo".
"O espetáculo era apenas o começo de alguma coisa, mas não achava que ele podia viajar sem que fosse mais aprofundado."
Segundo Thomas, o espetáculo é "tão simples e ao mesmo tempo tão complexo como a história da humanidade". O conceito, disse ele, gira em torno do bem e do mal. São representadas figuras que na história da humanidade simbolizaram o bem, como Jesus Cristo, e o mal, como Adolf Hitler.
"É um duelo de brincadeira que mostra como um é absolutamente dependente do outro. Não apresento nenhum conceito moralista e também não pretendo resolver a guerra da Bósnia com esse espetáculo", disse Thomas. "Ele é só uma ilustração, uma breve interrupção do fim. De um fim cataclísmico cultural a que estamos chegando, em que vale tudo e a qualidade da cultura ficou trivializada."
Thomas disse que aceitou o convite da diretora do 1º Ato, Suely Campos, com quem dividiu a direção de "A Breve Interrupção do Fim", como faz com diversas propostas de trabalho em todo o mundo. A parceria deu certo.
Suely Campos fundou, com Kátia Rabello, a companhia 1º Ato há dez anos. Desde então, já criou espetáculos como "Carne Viva" e "Desiderium", mais recente trabalho do grupo e que acaba de ser apresentado na Europa.
"Eu sei dirigir um ator, mas não sei dirigir um bailarino. Não conheço termos técnicos de dança. Grand jeté (um salto amplo de balé) para mim até outro dia era eu mesmo", brinca Thomas.
Agora, "dentro da dança", ele pretende, como fez na sua concepção de teatro -segundo ele, baseada em uma necessidade brutal de romper com as regras- , pensar em subverter seus códigos, radicalizar os conceitos. Um pouco disso, promete mostrar em "A Breve Interrupção do Fim".
²
Espetáculo: A Breve Interrupção do Fim (com Grupo 1º Ato) Onde: teatro Adolpho Bloch (r. do Russel, 804, térreo, Glória, tel. 021/555-4290) Quando: até dia 8; quinta a sábado, às 21h30; domingo, às 20h Quanto: R$ 20



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.