São Paulo, Terça-feira, 30 de Novembro de 1999


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Pois é
No começo deste ano, o SDMI, conselho formado pelas maiores gravadoras e maiores empresas de software, hardware e comunicações, anunciava confiante para junho o lançamento do formato "seguro" de música para a Internet para deixar o MP3 no limbo (e não é piada). O objetivo era faturar como nunca neste Natal. Eis que novembro finda e nada. Com isso, algumas empresas, como a Creative, adiam o lançamento de seus toca-músicas digitais para 2000 para se adaptar ao tal formato. E têm prejuízo, claro.

Avalanche
Dia 15 de dezembro estréia o HeardOn.com ("um dos maiores sites de música independente dos EUA", como está dito na homepage), da gravadora Platinum Entertainment. Todo o seu catálogo (cerca de 15 mil músicas) estará disponível de graça em MP3 no final de janeiro, com nomes como George Clinton, Pete Townshend, K.C. & The Sunshine Band, Dionne Warwick, The Beach Boys, Etta James, Otis Rush, mais Bach, Mozart, Beethoven, Chopin etc. Para os artistas iniciantes e/ou sem gravadora, o HeardOn.com oferece contratos com gravadoras no valor de US$ 250 mil (quatro vezes por ano) para os que tiverem mais downloads. Em 2000, parece, ninguém vai poder lamentar publicamente que não teve "uma chance para mostrar seu trabalho, blablablá".

Haja
Segundo o "The New York Times", cerca de 17 milhões de músicas em MP3 são baixadas por dia nos EUA. Não sem motivo, portanto, o número de toca-MP3 aumentou de um (Rio) no final de 98 para mais de uma dúzia um ano depois.
(MARCELO NEGROMONTE)


E-mail: negromonte@uol.com.br



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