São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Um Verão Especial
SBT, 14h.
(No Ordinary Summer). EUA, 1994, 109 min. Direção: Matty Rich. Com Larenz Tate, Joe Morton. O verão de 1976, vivido por uma família, em particular por um adolescente considerado até então como problemático. "Houve uma Vez um Verão", de Robert Mulligan, é inspiração evidente, mas convém não esperar um filme especial.

O Quinto Elemento
Record, 22h15.
(The Fifth Element). EUA/ França, 1997, 100 min. Direção: Luc Besson. Com Bruce Willis, Milla Jovovich, Gary Oldman, Ian Holm. Desde sempre, o francês Besson alimentou o sonho de ser americano, que se realizou, ou quase, nessa produção ambientada no século 23, em que a vida está prestes a ser destruída por forças malignas. Só um quinto elemento, que se somará aos quatro já conhecidos desde os gregos (terra, ar, fogo, água) poderá salvar-nos. E esse elemento atende pelo nome de Milla Jovovich. Em suma, tenta ser americano, mas não é. Também não é francês. Não é nada. Resta-lhe, essencialmente, a boa produção. Inédito.

Intercine
Globo, 2h.
"Johnny Mnemonic - O Ciborg do Futuro" (Canadá, 1995, de Robert Longo, com Keanu Reeves, Dolph Lundgreen, Ice-T) e "O Fantasma da Máquina" (1993, de Rachel Talalay, com Karen Allen, Chris Mulkey) são as opções à disposição do espectador-votante, para quinta.

Dirty Harry na Lista Negra
Globo, 3h40.
(Dead Pool). EUA, 1988, 92 min. Direção: Buddy Van Horn. Com Clint Eastwood, Patricia Clarkson, Liam Neeson. Dessa vez (a quinta), o detetive Harry, dito o Sujo (Eastwood), é acusado de matar um gângster. Os colegas de polícia aproveitam-se e voltam-se contra ele. Ao seu lado fica apenas uma jornalista (Clarkson). Não por acaso, Harry vai dar uma afrouxada e se apaixonar.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
O "remake" a serviço da insignificância
O "remake" não é uma instituição desprezível. Numa arte que preza a atualidade mais que qualquer outra, ele ressitua determinadas histórias, adaptando-as à sensibilidade de seu tempo. Mas hoje criou-se uma indústria do "remake", para fins de filmes insignificantes baseados em obras-primas do passado.
A comparação pode ser didática. Em "Guncrazy - Howard e Anita" (Telecine Action, 16h10), de Tanra Davis, isso não é tão claro, já que o "Gun Crazy" original, de Joseph H. Lewis, obra-prima de 1949, não é tão melhor assim.
O "remake", no caso, é a arte do esquecimento. Tão mais agressiva quando se lembra que a morte de Lewis, há poucos meses, passou quase em branco por aqui. (IA)



MÚSICA
Grandes nomes da MPB fazem duetos em especial
O canal Multishow leva ao ar hoje, às 22h30, o especial "Casa de Samba 4", gravado em outubro no Rio de Janeiro. Sambas clássicos serão interpretados por duetos como Caetano Veloso e Roberto Silva, Cássia Eller e Noite Ilustrada, Zélia Duncan e Beth Carvalho.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Arabesco
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! O Brasil tá exportando Capitus!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.