São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de curtas começa no Rio com projeções em estação do metrô

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há dez anos, foram apenas 12 curtas exibidos. Com 287 títulos na programação deste ano, começa hoje, no Rio, a 10ª Mostra Curta Cinema. "Esse crescimento reflete o apoio das leis de incentivo ao cinema; hoje há entre 80 e 100 curtas produzidos por ano no Brasil", diz Ailton Franco Jr., um dos organizadores da mostra.
Outro fator estimulante para o crescimento da produção de curtas, segundo Franco Jr., é que "eles têm mais potencial para serem transmitidos pela Internet".
A partir de hoje no site www. curtacinema.com.br, feito pela gravadora Trama, já deve estar disponível a programação da mostra, além de trailers dos filmes. Terminado o festival, alguns curtas também poderão ser vistos na página na íntegra.
No programa de abertura, no Centro Cultural Banco Brasil, serão exibidos os brasileiros "O Sanduíche", de Jorge Furtado, e "Gurufim na Mangueira", de Dandaro, "La Peur du Vide", do francês Christian Sonderegger, e "Ambition", uma produção de 91 de Hal Hartley ("Confiança").
Neste ano, foram inscritos 76 curtas brasileiros, sendo que 40 irão para a programação nacional, dividida em Brasil, Carioca e Outro Olhar. Quase metade, 19 curtas, é de novos produtores.
Do exterior vieram 612 inscrições, com 138 curtas selecionados para o Panorama Internacional, dividido em sete programas, entre eles Nosso Mundo, com temática social, e Mundo Bizarro.
Além do Centro Cultural Banco do Brasil, que recebe o evento desde a primeira edição, o Espaço Unibanco também participa da mostra (ingressos a R$ 5 nos dois locais). Um videowall instalado na estação Carioca do metrô irá exibir, das 11h às 20h, parte da programação nacional. O festival termina no dia 10 de dezembro.


Texto Anterior: Os premiados
Próximo Texto: Vídeo: Diretora vê Salvador da porta para dentro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.