São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO
"Umacidade" estréia hoje em SP
Diretora vê Salvador da porta para dentro

DA REPORTAGEM LOCAL

As cenas são típicas dos álbuns de família em movimento. Aniversários, casamentos, batizados, passeios na praia, crianças correndo, crianças sorrindo, crianças chorando...
Mas as imagens domésticas -distanciadas por décadas de (alguma) mudança nos hábitos e costumes- ganharam ares de documentário no vídeo "Umacidade", que a videoartista Mônica Simões apresenta hoje, no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo.
A idéia era traçar um retrato de Salvador a partir de vídeos domésticos dos anos 20 aos 70. Grande parte do acervo usado por Mônica pertence à sua família. Ela contou ainda com a contribuição de amigos e pesquisadores e material de arquivos públicos.
A Cinemateca de São Paulo encarregou-se da recuperação de muitos fotogramas. Mas a videoartista optou por deixar no produto final imperfeições que revelam a passagem do tempo e dão caráter poético às cenas.
E se no vídeo a cidade é mais um cenário que se adivinha, já que a câmera está quase sempre da porta de casa para dentro, Mônica não vê contradição com sua proposta anunciada.
"Adotei uma linha familiar. O urbano aparece menos desenvolvido. O mais ressaltado são os gestos e comportamentos. É uma linha sensorial. Não quis legendas ou narração em off, porque o objetivo era fazer um filme que pudesse ser visto em qualquer lugar do mundo."
Depois de São Paulo, "Umacidade" será exibido no Rio, no próximo dia 12, no Centro Cultural Banco do Brasil. As duas capitais são, aliás, os próximos alvos da baiana Mônica Simões para repetir o formato do trabalho.


Vídeo: Umacidade Direção: Mônica Simões Onde: MIS (av. Europa, 158. Jardim Europa. tel. 0/xx/11/3062-9197) Quando: hoje, às 20h; amanhã, sábado e domingo, às 18h e às 20h Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Festival de curtas começa no Rio com projeções em estação do metrô
Próximo Texto: Panorâmica: Fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans recebe Turner da Tate de Londres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.