São Paulo, sexta-feira, 30 de novembro de 2001

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CRÍTICA

Filme ultrapassa caricatura

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

À primeira vista, "O Sobrevivente" é desses filmes que recorrem à hipérbole e à caricatura para descrever uma situação social. O estilo tem dois cultores de destaque: Todd Solondz e Michael Haneke.
O estreante Daniel Minahan não faz muito diferente deles, ao propor um jogo controlado pela TV, em que os participantes matam-se um aos outros. Vence quem ficar vivo, óbvio. Desde o título, a mimetização de programas de TV é clara. E, desde o início, Minahan não se esforça para disfarçar a violência do jogo.
Isso reforça a impressão de estar diante de mais um explorador de mazelas da sociedade, ao nos colocar diante de perversões como a obsessão americana pela violência e o culto ao vencedor.
Estar contra ele seria como estar contra a crítica ao que a América tem de pior: o individualismo feroz, a competitividade, a desumanização dos personagens (correspondente à desumanização dos telespectadores e de toda a sociedade). Colocado contra a parede, o espectador não tem alternativa moral, exceto aderir ao filme.
É possível perguntar se a função de um objeto estético (o que, bem ou mal, qualquer filme é) seria abrir perspectivas para o seu espectador ou, como os Solondz e Hanekes, fechá-las, a tal ponto que o mundo nos pareça uma tralha insuportável, apenas resgatável por seus sublimes trabalhos.
Trata-se de um tipo de cinema baseado na intimidação dos espectadores. Isso era "O Sobrevivente" à primeira vista. Num segundo momento, essa impressão de má-fé não se desfaz.
No entanto, alguns momentos felizes exigem que se abra um crédito de confiança a Minahan. Num deles, uma das participantes confessa a um padre seus pecados. Entre eles não consta o assassinato dos adversários no jogo.
Nota-se que Minahan talvez esteja preocupado em saber como um discurso se instaura e se legitima, a tal ponto que podemos nos tornar assassinos sem sombra de culpabilidade, desde que estejamos dentro das regras do jogo. E perigosos facínoras, sempre que desafiarmos essas regras.
Vistas as coisas assim, o filme é menos intimidatório e destrutivo do que poderia parecer.


O Sobrevivente
Series 7: The Contenders
  
Direção: Daniel Minahan
Produção: EUA, 2001
Com: Brooke Smith, Glenn Fitzgerald
Quando: a partir de hoje nos cines Belas Artes, Interlagos, Jardim Sul e circuito




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