São Paulo, sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
O ministro José Gomes Temporão conversa com Adib Jatene


SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS

Temporão: médico não dar recibo é "tendência cada vez menor"

Num café da manhã no hospital Sírio Libanês com estrelas da medicina paulista, o ministro José Gomes Temporão, da Saúde, endossou as declarações do cardiologista Adib Jatene, de que a CPMF é combatida por empresários por ser um tributo que "não dá para sonegar". Ele falou à coluna:  

FOLHA - A classe médica também tem certa fama de sonegar impostos, porque muitos profissionais não emitem recibo de suas consultas.
TEMPORÃO
- Estou aqui entre médicos. Tenho certeza de que a maioria dos que aqui estão são pessoas da elite da medicina brasileira, que prestam grande serviço à população e apóiam o governo nessa cruzada pela CPMF, com certeza. Estou otimista.

FOLHA - Mas conhece algum médico que não emite recibo?
TEMPORÃO
- Olha, eu, como sou uma pessoa muito saudável, não uso serviços médicos. Diz-se que os médicos [não emitem recibo], mas essa é uma tendência cada vez menor, porque a maioria deles já se estruturou em pessoa jurídica. O médico que vive da prática liberal, que vende seu serviço diretamente ao consumidor, é uma categoria em extinção no Brasil.

FOLHA - É verdade que o presidente Lula está querendo matar o Paulo Skaf [presidente da Fiesp que lidera o movimento contra a CPMF]?
TEMPORÃO
- Olha, acho que o Paulo Skaf está equivocado no conteúdo e no estilo. Está olhando para São Paulo, para os seus interesses, eu diria, políticos, né, e está deixando de ver essa questão mais ampla. Os ricos pagam pouco imposto. O Brasil é um dos países mais injustos do mundo em relação à tributação sobre a herança e a renda. Outro dado: a CPMF é um imposto redistributivo. O Sudeste arrecada praticamente metade da CPMF e fica com 39%. Já o Nordeste arrecada aproximadamente 25% e recebe 50%. Quando você tá olhando muito para o próprio umbigo, para as questões que te cercam no teu cotidiano e deixa de pensar nas grandes transformações que o país tem que fazer, você corre esse risco.

Gil e o rei
Gilberto Gil e Roberto Carlos juntos no palco, como há 20 anos não se vê: o rei convidou o ministro para cantar com ele no fim de semana, na arena do Pan, no Rio. Os dois ensaiaram as músicas "Eu Sou Terrível" e "Não Chores Mais". E Gil ainda vai cantar sozinho "Andar com Fé". O programa vai ao ar no Natal.

 

Ainda não será desta vez que os músicos vão cantar "Se Eu Quiser Falar com Deus", que Gil compôs para Roberto -e que o rei até hoje se recusou a gravar por causa da expressão "tenho que comer o pão que o diabo amassou".

NA COPA
E, depois que deixar o Ministério da Cultura, Gilberto Gil vai se incorporar ao "time" que organiza a Copa 2014 no Brasil. Ele deve se unir ao comitê que a CBF está criando para o evento. Gil e Ricardo Teixeira já conversaram a respeito.

FACE
Ainda a família Gil: Flora, mulher do ministro, deu rasante no consultório do cirurgião plástico Carlos Fernando de Almeida, no Rio. O resultado da visita é quase imperceptível.

CONFIÁVEL
Há poucos meses, Maria Cláudia Amaro, presidente do conselho de administração da TAM, enviou carta aos funcionários, publicada numa revista de bordo, atacando "vozes não identificáveis" que "especulavam através da imprensa" sobre "inverdades" e "informações destituídas de fundamento" sobre a saída de Marco Bologna da presidência da empresa -informação que ela desmentia com veemência e creditava a "tentativas contra a harmonia da família TAM". Bologna caiu três meses depois.

TELEBAMBIS
Inspirado no desenho infantil "Teletubbies", o curta gay "Telebambis" causou saia justa ao ser apresentado no Festival Mix Brasil. Um dos personagens dizia: "Olá, sou o André Almada. Se você é colocada, venha para a The Week! [balada de Almada]". No vídeo, os "telebambis" consumiam drogas na boate e tinham de fugir de uma blitz do Denarc. O diretor do filme, André Machado, disse que "percebeu o constrangimento do empresário [Almada]" e, depois da exibição, cortou o vídeo retirando as cenas. Mesmo assim, a direção do Mix Brasil diz que, na mostra carioca, no dia 3, vai exibir o vídeo original, sem cortes. Almada não comenta o assunto.

PRIMEIRO CORTE
De Wanderley Nunes sobre a mudança de cabeleireiro de Fátima Bernardes, que agora cuida do penteado com Flávio Chiodelli: "Ninguém é dono de ninguém". Wanderley diz que ele mesmo indicou Chiodelli a Fátima, porque não pretende mais ir ao Rio atender as clientes. "As globais agora vêm pra SP. Eu só vou até elas, no Rio, se for pra fazer o primeiro corte."

SOB MEDIDA
Maria Bethânia incluirá duas músicas no repertório da turnê paulista, que começa hoje, no Citibank Hall. Cantará "Você", de Roberto Carlos, e "Sob Medida", de Chico Buarque.

MASCARADOS
Wanessa Camargo vai comemorar seus 25 anos com um baile de máscaras. A festa, no dia 12 de dezembro, será no Royal, clube do qual seu marido, Marcus Buaiz, é sócio.

RELÓGIO
O novelista João Emanuel Carneiro, autor da novela que substituirá "Duas Caras", diz estar "totalmente por fora" das polêmicas envolvendo Aguinaldo Silva, autor da atual trama das oito da Globo. E completa: "Nunca li o blog dele. Nem sei como consegue escrever um [blog] enquanto faz a novela. Eu jamais conseguiria."

CURTO-CIRCUITO

O PSIQUIATRA RONALDO PAMPLONA apresenta hoje o programa "Teatro da Vida", sobre sexualidade, às 22h30, na TV USP.
A CANTORA MARIA RITA estréia hoje o show do disco "Samba Meu", a partir das 22h, na Fundição Progresso, no Rio.
A CASA DE SHOWS TRAÇO DE UNIÃO comemora aniversário de quatro anos com festa, hoje, a partir das 22h.
A BANDA FUNK COMO LE GUSTA e Ramiro Musotto fazem show hoje às 20h30, no Memorial da América Latina.
O MAM ABRIGA HOJE a festa de lançamento da "Enciclopédia Ilustrada", da REX Design, que marca os dez anos do estúdio.
"MÓ! MOVIMENTAÇÃO MUSICAL" é o projeto que começa hoje, às 21h30, no Centro Cultural b-arco, com apresentações de Manu Maltez e Grupo Cardume, Alzira E, entre outros.
SERÁ LANÇADO HOJE o livro "Inovação em Serviços Intensivos em Conhecimento", de Roberto Bernardes e Tales Andreassi, a partir das 19h30, na Livraria Saraiva".

Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Thiago Ney: Morrissey e Sharon Jones
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.