UOL


São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

CD é trilha engajada para tempos bicudos

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Trilha sonora involuntária para tocar nos clubes de Davos, Porto Alegre, Washington e Bagdá, "Enemy of the Enemy" é a contribuição dance da engajada banda anglo-hindu Asian Dub Foundation para os tempos bicudos atuais.
Mostrando com quantos discursos politizados se faz um grande álbum de música pop, o ADF volta à cena com um quinto disco encorpado e violento, indicando que a nova ordem é levar discussões sociopolíticas para a pista de dança.
Guerra contra o terror, o podre sistema carcerário e o abuso contra mulheres são temas que pontuam as 12 faixas do CD, embaladas por batidas raivosas do rap, barulhos de guitarra, d'n'b e música indiana.
O assunto "sistema carcerário" tem a ver com o Brasil. Um dos muitos resultados da grande turnê da banda pelo país, em 2001, rendeu o excelente rap/rock "19 Rebellions". A música, sobre o massacre do Carandiru, em 1992, é cantada pelo rapper paulistano Edy Rock, do fenomenal Racionais MC's. "Não sei como expressar, não sei como falar, o ódio entalado te faz engatilhar."
Quando o clima pesa, o ADF interfere e propõe uma ação social radical organizada. Sensacional.
"Enemy of the Enemy", em uma primeira audição, parece ser inferior à contundência sonora dos discos anteriores do ADF. Mas o álbum, em toda sua mistureba sonora, cresce em encanto à medida que é assimilado.


Enemy of the Enemy     
Artista: Asian Dub Foundation
Lançamento: Virgin
Quanto: R$ 28, em média



Texto Anterior: Terror e tensão "pré-guerra" inspiram ADF
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.