São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maccioni faz história do Le Cirque

COLUNISTA DA FOLHA

Não é porque o Le Cirque de Nova York está fechado que seu proprietário, Sirio Maccioni, está inativo. Ele e seus três filhos estão a mil, tocando o outro endereço da casa nos Estados Unidos (Las Vegas) e o da cidade do México. Sem falar na Osteria del Circo, em Nova York e em Las Vegas.
Nenhum tem a mítica do Le Cirque matriz, que, por sua vez, de certa forma, a herdou do restaurante The Colony, onde Maccioni iniciou sua carreira de maître em março de 1958.
Ele conta que, em seu primeiro dia de trabalho, atendeu aos telefonemas de reserva. Frank Sinatra pediu um almoço para três, em sua mesa de sempre. Aristóteles Onassis, o duque e a duquesa de Windsor e Truman Capote também fizeram suas reservas para aquele almoço, cada um pedindo sua mesa habitual. Quando, às 11h, chegou o proprietário do restaurante, e Maccioni perguntou qual era a mesa de cada um, descobriu que todos eles eram "donos" da mesma mesa.
Era com esse tipo de celebridades -e de problemas- que o restaurateur italiano passaria a conviver dali em diante, especialmente a partir da abertura de seu próprio restaurante, o Le Cirque, no hotel Mayfair, em 1974. Suas características têm sido a extrema habilidade no trato com a clientela e a liberdade que confere a seus chefs de cozinha, fazendo dele um completo restaurateur (aquele que, mesmo sem ser um chef, tem o talento de dirigir um restaurante). Não por acaso o Le Cirque tem sido o endereço de grandes chefs, alguns dos quais (como Daniel Boulud) de lá saíram para carreiras meteóricas em seus próprios negócios.
Em 1995, o sultão de Brunei, que comprara o Palace Hotel em Nova York, o convidou para transferir-se para lá. Nascia então o Le Cirque 2000 -fechado no final de 2004 para dar lugar, no final deste ano, ao novo Le Cirque.
(JM)


Texto Anterior: Comida: Circo de sabores
Próximo Texto: Comida: Tabu harmoniza Itália e Ásia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.