São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2005

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BEBIDA

Cachaças ganham prêmios nos EUA

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A aguardente brasileira fez sucesso na quarta edição do San Francisco World Spirits Competition, um dos concursos mais importantes do setor de destilados nos EUA. Nos últimos dias 12 e 13, foram classificadas 589 bebidas de 43 países, um aumento de 30% em relação ao ano passado.
Oito cachaças aparecem na categoria White Spirits (mesma da vodca, tequila, gim e rum), mas a Rochinha, envelhecida por cinco anos, foi a única contemplada com duplo ouro, junto a outras 20 bebidas. Produzida desde 1902 em Barra Mansa (RJ), chegou aos EUA somente em 2004. "É bom ver um produto que não era valorizado ser colocado de igual para igual com as melhores bebidas do mundo", comemora o proprietário Antonio Fontes Rocha, 33.
A mineira GRM ficou com o ouro, mesma classificação da vodca Wyborowa. Comercializada desde 2002, é envelhecida por dois anos. A Água Luca e a Beleza levaram medalha de prata, enquanto as cachaças Fazenda Mãe de Ouro, Safári, Toucano Gold e Ypioca Ouro ganharam bronze.

Exportação
A produção anual de cachaça gira em torno de 1,3 bilhão de litros, mas apenas 8,6 milhões são exportados. Muitos produtores já enxergaram o potencial desse mercado. "Lá fora, muita gente conhece caipirinha, mas não sabe do que ela é feita", afirma Michele Araújo, sócia da GRM, que destina 80% da sua produção para exportação. A Sagatiba e a Janeiro são outras marcas lançadas recentemente para atender esse nicho.

CAIPIRINHA EXÓTICA
O bar 6:01 (r. Comandatuba, 26, Vl. Olímpia, tel. 0/xx/11/ 3846-3031) incorporou ao cardápio a caipirinha de pitaia. A exótica fruta, originária da América Central, ainda é pouco conhecida por aqui, embora cultivada no interior de São Paulo. Seu sabor é delicado, como o da lichia -que também pode ser provada em caipirinhas pelos bares da cidade.

DESTILADO JAPONÊS
Em vez de ser fermentado, como o saquê, o shochu (lê-se "xo-tchú") é destilado a partir de matérias-primas como cevada, arroz e trigo. Em São Paulo, a bebida pode ser degustada em restaurantes como Ásia, Kanji e Shimo. No Japão, o shochu está na moda: recentemente, uma destilaria serviu de cenário para uma novela do canal NHK.

PIZZA-BAR TRAZ NOVIDADES
Inaugurada em novembro, a Brascatta (r. Passo da Pátria, 1.685, Alto da Lapa, tel. 0/xx/ 11/ 3835-5159) reforça seu conceito de pizza-bar criando seis novos drinques e uma seção com oito cachaças (como Nega Fulô, Espírito de Minas e Sagatiba). Entre as cervejas disponíveis, há as importadas Erdinger e Norteña, além do chope escuro Xingu.


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