São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

Isso está acontecendo


Crítico de arte comenta Lady Gaga; revista britânica faz ensaio com The XX; e o LCD Soundsystem prepara disco


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

ISSO ESTÁ acontecendo. Como arrumar tempo para ouvir tanta coisa que está saindo nas últimas semanas? Em uma época em que falar em "novo disco" soa quase anacrônico, temos lançamentos de CocoRosie, Delorean, Sharon Jones & The Dap-Kings, Apples in Stereo, Prins Thomas, Goldfrapp, Love Is All, New Young Pony Club.
Isso está acontecendo. Antes de falar de qualquer álbum: "This Is Happening", o terceiro disco do LCD Soundsystem, já ganhou nome, capa e data de lançamento (17/5). Sempre achei o LCD Soundsystem uma das bandas menos adolescentes do rock de hoje. Mas aí a primeira faixa do disco a aparecer, "Drunk Girls", é incrivelmente... adolescente. Sobre uma batida bem dançante e grooveada, James Murphy canta: "Garotas bêbadas esperam uma hora para fazer xixi".

 


Falando em disco, um dos mais celebrados de 2009 foi a estreia dos ingleses The XX. "Revolução silenciosa: um ano com o XX". É o que diz a estilosa capa da edição de abril da "Dazed & Confused". Um ano. Ouvimos e vimos tanto The XX -em blogs, sites, revistas, YouTube etc.- que parece que estamos com essa banda há uma década.
Lembro que eles eram um quarteto e, quando uma das integrantes deixou o grupo alegando "estresse e cansaço", no meio de uma turnê, pensei: mais uma banda nova que vai degringolar antes do tempo.
Mas não. O XX continuou como trio, e continuou fazendo shows elogiadíssimos, como em performances no último festival South By Southwest, neste mês, nos EUA. Desde o ano passado o trio é procurado por produtores brasileiros. Tomara que eles venham logo. Veja em http://ow.ly/1sCvT como a capa da "D&C" foi feita.

 


Dos diversos discos acima, vá atrás com urgência de pelo menos dois: "Subiza", uma declaração de amor aos sintetizadores dos espanhóis Delorean, e "I Learned the Hard Way", da soulwoman Sharon Jones com a banda Dap-Kings -ela influenciou até a Amy Winehouse.
Tanto "Subiza", que sai apenas em junho, quando "I Learned...", já caíram na internet.

 


Escrevi neste espaço que Lady Gaga guarda diversas características que a assemelham a Andy Warhol. Alguns concordaram, alguns reclamaram. A "Frieze" de abril, talvez a mais relevante revista de arte contemporânea, trará um texto do crítico Jörg Heiser sobre o novo clipe de Gaga, "Telephone". Ele se diz impressionado como Gaga coloca referências de produtos famosos "de uma maneira obscenamente óbvia, ao ponto de se tornar auto-destrutivo".

 


O bom site dedicado à eletrônica Deep Beep recuperou um tesouro. Um set de 1993 do saudoso Marquinhos MS, no extinto clube Allure. Dá para ouvir por aqui: www.deepbeep.com.br/. Marquinhos influenciou um monte de DJs brasileiros.

thiago.ney@uol.com.br


Texto Anterior: Crítica/ "Congratulations": MGMT se perde em disco psicodélico
Próximo Texto: É Tudo Verdade anuncia programa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.