São Paulo, terça, 31 de março de 1998

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É TUDO VERDADE
Documentário faz "autópsia' de foto de Che

EDER CHIODETTO
Editor-adjunto de Fotografia

O média-metragem "El Dia Que Me Quieras", que será apresentado hoje no CineSesc (veja programação abaixo), dentro do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, narra como foi realizada a fotografia histórica do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, algumas horas após o seu assassinato, na Bolívia, em 9 de outubro de 1967.
O narrador da história é Freddy Alborta, o autor da foto, hoje com 65 anos. A imagem, que estampou as primeiras páginas de jornais do mundo inteiro na época, mostra o cadáver de Che Guevara deitado sobre uma mesa improvisada na lavanderia de um pequeno e parco hospital no vilarejo de Vallegrande, na Bolívia. Rodeando Che, além dos jornalistas, estão alguns dos militares que o capturaram.
Alborta conta como foi a viagem que levou o pequeno grupo de jornalistas até o local, como se comportavam os militares que ali estavam e o sentimento de estar ali naquele momento, além de algumas especulações sobre o corpo de Che.
O maior problema que o documentário apresenta é o fato de ter sido feito no formato de uma entrevista com o fotógrafo, onde se alternam imagens de suas fotos com imagens do cinegrafista que também estava lá e imagens atuais de Vallegrande. O fato é que Alborta tem muito pouco a dizer, além de obviedades e sentimentalismos do tipo "para mim foi como se naquele momento estivesse fotografando Cristo".
Além disso, o diretor Leandro Katz se perde ao mostrar imagens atuais do vilarejo boliviano. Típica visão do estrangeiro sobre outra cultura que não consegue penetrar na sua especificidade e ressalta apenas seus exotismos, como pode ser observado nas tomadas de uma festa folclórica local.
De revelador mesmo, para quem ainda não sabia, é o relato, na verdade as imagens, de Alborta sobre os corpos de outros dois guerrilheiros, assassinados com Che na mesma emboscada e que estão no chão da lavanderia, fora do foco de atenção dos jornalistas e fora da imagem célebre do fotógrafo.
No mais, resta uma teoria infundada de que Che estaria com o braço decepado, por causa de um manto que cobre parte de seu braço esquerdo, e comparações da imagem de Alborta com pinturas de Rembrandt e Mantegna.
Mas o melhor momento de "El Dia Que Me Quieras" não está nas imagens de Alborta, mas sim na imagem do cinegrafista que mostra um militar tirando formigas da testa de Che, como quem alisa um troféu de caça. A caça mais cobiçada pela ditadura que assolou a América Latina.



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