São Paulo, terça, 31 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rakim
especial para a Folha

Rakim foi, ao lado do parceiro Eric B, um dos rappers mais importantes da virada dos anos 80/90 (se você não estava morando em Marte nessa época, provavelmente chacoalhou seus ossos ao som do álbum "Paid In Full").
A parceria findou em 92 e Rakim passou cinco anos no silêncio, articulando a sua volta -que deve ser mais do que celebrada, se considerarmos as pedradas contidas neste "The 18th Letter".
Traz rimas inteligentes numa época em que o rap se transformou em puro relato de proezas sexuais. Usa samples menos conhecidos, enquanto que a regra geral é vampirizar temas consagrados do mundo pop (como Puff Daddy, que usurpou músicas do Police e David Bowie para engordar sua conta bancária).
Ao contrário de seus companheiros de labuta, como Melle Mel e Slick Rick (que fracassaram feio quando retornaram ao mundo do rap), Rakim cercou-se dos melhores produtores. Trabalhou com os DJs Premier e Pete Rock, que apenas deram o toque de modernidade necessário às rimas do rapper -que é dono de uma das vozes mais originais do gênero.
Em "The 18th Letter" (um CD duplo, que no Brasil sai em versão simples), Rakim não brinca em serviço. Dá a cara para bater, dizendo que voltou para colocar ordem no espaço ("Guess Who's Back" -esta com direito a sample de "Bring the Noise", com Public Enemy e Anthrax).
Rakim ainda encontra tempo para falar de amor nas faixas "Stay a While" e "Show me Love". Ambas são dividas com duas belas vocalistas: a primeira com Nneka Nneka e a outra com Robyn Small.
Rakim declarou em algumas entrevistas que voltou para salvar o rap. "Hoje, ser astro do rap é uma profissão mais rentável do que virar piloto de aeronave. Qualquer garoto pega no microfone e acha que é um MC", lamenta.
Pelo apresentado em "The 18th Letter", a geração que foi pervertida pelas falsas ladainhas de Puff Daddy & cia. vai ter muito trabalho daqui por diante. (SM)

Disco: The 18th Letter
Artista: Rakim Lançamento: Universal Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.