São Paulo, Quarta-feira, 31 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário disseca ritmos

especial para a Folha

Quem se interessa por música cubana vai ter uma boa oportunidade para se aprofundar no assunto sem precisar sair de casa.
A TV Cultura apresenta, no próximo domingo, às 19h, a primeira parte do documentário "Sonidos de Cuba" -co-produção da emissora com a Focus e a LPC.
Além de entrevistas recém-realizadas na ilha, com músicos, intérpretes e estudiosos, esse documentário utiliza um precioso material extraído dos arquivos da TV e do Instituto de Arte e Indústria Cinematográfica de Cuba.
Trechos de antigos filmes e programas de TV resgatam imagens raras de astros da música cubana, como os cantores Benny Moré (conhecido como "o bárbaro do ritmo") e Rita Montaner (uma espécie de Carmen Miranda cubana), ou históricas orquestras, como a Aragón e a de Perez Prado.
Ou ainda uma tirada do carismático cantor e compositor Bola de Nieve, cuja ironia não perdoa a si próprio: "Não sou cantor. Tenho voz de camelô", dispara.
Ritmos essenciais na evolução da música cubana, como o danzón, o "son", o mambo e o bolero também são abordados, assim como as histórias de seus criadores e principais intérpretes.
A parte final do primeiro episódio é dedicada aos anos 50, época em que a música cubana frequentava os salões de dança de todo o mundo. Aparições do pianista Rubén González e dos "soneros" Compay Segundo e Ibrahim Ferrer fecham esse saboroso aperitivo para a noite cubana do Heineken Concerts. (CC)

Programa: Sonidos de Cuba (1ª parte)
Quando: domingo, às 19h
Onde: TV Cultura



Texto Anterior: Pacote de CDs resgata música pré-revolução
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.