São Paulo, Quarta-feira, 31 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote de CDs resgata música pré-revolução

especial para a Folha

Nem mesmo os dois anos de atraso na edição brasileira do best seller "Buena Vista Social Club" e dos álbuns do pianista Rubén González e da banda Afro-Cuban All Stars diminuem o valor musical do pacote que a Warner acaba de lançar.
Talvez para compensar a demora, a gravadora decidiu reforçar o lançamento com outros dois discos correlatos (e tão preciosos quanto): "Lo Mejor de la Vida", do cantor Compay Segundo, e "Tíbiri Tábara", da banda Sierra Maestra.
De cara, o que mais impressiona em todo pacote é a enorme variedade rítmica -capaz de deixar intrigados aqueles que costumam rotular de salsa qualquer música produzida na ilha de Cuba.
Son, guajira, criolla, danzón, guaracha, son afro, bolero, sucu-sucu, changuí, conga, danzonete, guaguancó, punto guajiro, son montuno e mozambique são algumas da variações rítmicas que indicam a riqueza musical cubana.
Por trás dessas gravações (exceto do CD de Compay Segundo), estão a concepção sonora e os arranjos de Juan de Marcos González, um paladino da revalorização da música cubana pré-revolução.
Apesar de estar lidando com um repertório produzido basicamente entre as décadas de 20 e 50, a bagagem musical de González garantiu que seus "remakes" não soassem como frias reconstituições museológicas. Ao contrário, vários desses clássicos da música cubana soam atuais, como se tivessem sido compostos há pouco.
Mas é claro que o projeto de González não teria sido tão bem-sucedido se ele não pudesse contar com a experiência e o brilho pessoal de veteranos como Ibrahim Ferrer, Pio Levya, Omara Portuondo, Raúl Planas, Rubén González e Compay Segundo, que trouxeram charme e veracidade às gravações.
Num pacote com tantos destaques, fica difícil indicar um ou outro disco. Quem gosta de violões e formações menores vai preferir "Buena Vista Social Club" e "Lo Mejor de la Vida". Quem aprecia metais e mais peso orquestral vai se deliciar com os Afro-Cuban All Stars e a Sierra Maestra.
Sem falar no surpreendente disco de Rubén González, que Ry Cooder definiu como "um cruzamento cubano de Thelonious Monk com o Gato Félix". Na dúvida, fique com todos. (CC)

Discos: Buena Vista Social Club; A Toda Cuba le Gusta (da banda Afro-Cuban All Stars); Introducing... Rubén González; Tíbiri Tábara (da banda Sierra Maestra); Lo Mejor de la Vida (do cantor Compay Segundo)
Lançamentos: World Circuit/Warner
Quanto: R$ 18 (cada CD, em média)



Texto Anterior: Cuba seja aqui
Próximo Texto: Documentário disseca ritmos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.