São Paulo, Quarta-feira, 31 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

TELEVISÃO
Filme foi visto por quase 1,6 milhão no país
Globo exibe hoje "Central do Brasil"

PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

"Central do Brasil", o premiado filme de Walter Salles, entra hoje nos lares brasileiros. Após participar de festivais em vários continentes e ter concorrido, na semana passada, aos Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor atriz, com Fernanda Montenegro, o longa é exibidoàs 21h40 na Rede Globo.
A história de Dora, uma "escrevinhadora" de cartas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, que ajuda um menino a encontrar seu pai no sertão nordestino, fez um público de quase 1,6 milhão de espectadores no Brasil, desde a estréia, em abril passado, segundo a produtora VídeoFilmes.
Isso significa uma arrecadação de mais de R$ 9,1 milhões apenas no país.
No exterior, vem juntando um público de mais de 2 milhões de pessoas. Na França, por exemplo, quase 600 mil pessoas assistiram ao filme.
O sucesso de público se estende aos festivais. "Central do Brasil" juntou 43 prêmios no mundo, começando pelo roteiro de João Emanuel e Marcos Bernstein, premiado em concurso promovido pelo Sundance Film Institute, nos Estados Unidos.
Ganhou o Urso de Ouro de melhor filme no 48º Festival de Berlim, e Fernanda Montenegro recebeu o Urso de Prata por sua atuação, além de prêmio especial no Festival da Eurásia.
O ator Vinícius de Oliveira venceu o prêmio de melhor ator jovem no Festival Internacional de Havana, em Cuba, assim como Montenegro, o de melhor atriz.
A história de "Central do Brasil" foi inspirada em Maria do Socorro Nobre, uma ex-presidiária que também escrevia cartas a analfabetos.
Além do Rio de Janeiro, o filme foi rodado em cidades como Cruzeiro do Nordeste (PE), Vitória da Conquista e Milagres (BA), mesmo local onde foi rodado "Os Fuzis", de Ruy Guerra.

Filme: Central do Brasil Direção: Walter Salles Com: Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira Onde: Globo Quando: hoje, às 21h40


Texto Anterior: Debate: Evento lembra 60 anos de Glauber
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.