São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Documentários e animações são maioria no Fica, em Goiás Velho
Festival celebra meio ambiente

ESPECIAL PARA A FOLHA

O antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, que viveu dos anos 40 até sua morte, em 96, na Bahia, é o tema de um dos 38 filmes que concorrem, de hoje até domingo, ao Prêmio Cora Coralina, do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade histórica de Goiás Velho, a 135 km de Goiânia.
Mesmo exibido em vários festivais e adquirido para exibição em diversos países, "Pierre Verger -Mensageiro entre Dois Mundos", dirigido por Lula Buarque de Holanda e narrado por Gilberto Gil, chega ao cinema pela primeira vez -só foi transmitido até agora no Brasil por TV a cabo.
Mais de 200 filmes se inscreveram para esta segunda edição do festival. Entre os que concorrem ao prêmio principal, no valor de R$ 20 mil, estão 20 produções nacionais e 18 de outros países.
Com o enfoque voltado para a relação do homem com o meio ambiente, couberam aí desde o documentário sobre Verger até ficções como "Hans Staden", de Luis Alberto Pereira, ou "State of Dogs", filme que narra uma lenda da Mongólia sobre reencarnação de cachorros, já exibido na Mostra de São Paulo há três anos.
Mas são mesmo os documentários que dominam entre os selecionados, seguidos de filmes de animação como o brasileiro "Entrevista com o Morcego", de Dustan Oeven e Moisés Cabral, que conta as razões de um velho morcego para deixar sua caverna e ir para a cidade, ou o canadense "Chanson de la Mer", de Richard Reeves.
Os filmes e vídeos da mostra competitiva começam a ser exibidos amanhã, a partir das 15h, no teatro São Joaquim de Goiás Velho, a primeira capital de Goiás (até a inauguração de Goiânia, em 1935), que concorre ao título de Patrimônio da Humanidade.
Estão programados também espetáculos de dança, concertos, oficinas e apresentações teatrais, além de atividades ligadas à preservação do cerrado, a flora nativa da região. O festival se encerra no domingo, com a divulgação dos ganhadores e um show de Gilberto Gil e Egberto Gismonti na Praça do Chafariz.


Texto Anterior: Música Erudita: Osesp traz excelência pianística para tocar Prokofiev e Beethoven
Próximo Texto: Rádio: Nova FM adere à música brasileira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.