São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Karime Xavier/ Folha Imagem
Mônica Salmaso fechou parceria com Chico Buarque: ele a convidou para show hoje, no Circo Voador, no Rio


Fumódromo
O Brasil é um dos países mais bem-sucedidos do mundo na guerra contra o cigarro: um estudo feito pela USP, que será publicado em julho no Boletim da Organização Mundial de Saúde, mostra que o número de fumantes no país caiu 35% num intervalo de 14 anos: 34,8% dos brasileiros fumavam em 1989, contra 22,4% em 2003. A queda, de 2,5% ao ano, é considerada "excepcional" se comparada às de outros países: 0,7% nos EUA, 0,6% no Japão e 0, 8% no Reino Unido.

FUMÓDROMO 2
O percentual de fumantes no Brasil (22,4%) é semelhante ao dos EUA (20,8% em 2004), e do Canadá (20% em 2005). E menor que o da Argentina (40% em 2000). Coordenado pelo professor Carlos Monteiro, da USP, o trabalho tem como base pesquisa feita pelo IBGE em 1989 e outra, de 2003, realizada pela OMS/ Fiocruz, além de estudos feitos no mundo todo em período semelhante.

FUMÓDROMO 3
Um dos motivos apontados pelos estudiosos para a queda é o programa de restrição à propaganda de cigarro na TV, além da proibição de fumar em locais públicos. Nas conclusões, o trabalho propõe medida mais radical: o aumento do preço do produto, para inibir o consumo entre os que têm menor poder aquisitivo. De acordo com os números, a taxa de fumantes entre os que têm menor renda e escolaridade, de 27%, é bem mais alta que entre os mais ricos e escolarizados: 15%.

BEIJO
Está de volta a polêmica do "beijo gay na novela das oito": o autor Gilberto Braga, da global "Paraíso Tropical", não se comoveu, até agora, com os pedidos de organizações GLS para que os personagens homossexuais da trama, Rodrigo e Tiago, protagonizem uma cena mais explícita de carinho. "Claro que não, não há motivo algum para os dois se beijarem, seria muito gratuito", diz Gilberto Braga.

OLHOS ABERTOS
Os investidores voltam os olhos novamente para o mercado imobiliário: depois de percalços recentes em outros IPOs do setor, a Inpar pode surpreender, de acordo com profissionais que acompanham o período de reservas da oferta pública de ações. Os papéis da empresa estrearão no Novo Mercado da Bovespa no dia 6.

PAREDE DE VIDRO
Uma parede de 4.600 garrafas de água mineral desabou na Casa Cor. De plástico e cheias, elas estavam fixadas por um vidro, que não suportou o peso. Brunete Fraccaroli, autora do projeto, refez o trabalho.

EM DETALHES
"Roberto Carlos em Detalhes" está proibido, mas a língua do autor, Paulo Cesar de Araújo, anda mais solta que nunca. Ele dará palestra na Livraria da Vila, em SP, na segunda-feira, sobre o tema "liberdade autoral e privacidade".

ASTRO
Não é só no vídeo que "Jeremias Muito Louco" faz sucesso. Depois de ser visto mais de 5 milhões de vezes no YouTube, Jeremias José do Nascimento virou estampa de roupas. Trezentas camisetas com a caricatura dele e a célebre frase "Ú cão foi quem butô pra nór bebê" foram vendidas em 24 horas pela web.

INGRESSO ERRADO
High School. Ou seu dinheiro de volta

Boa notícia para a platéia VIP do High School Musical, que pagou mais de R$ 500 pelos ingressos na fila do gargarejo e, ao chegar ao Morumbi, há duas semanas, foi surpreendida por seus lugares já estarem ocupados: a Mondo Entretenimento, que trouxe o grupo ao Brasil, devolveu o dinheiro de três tickets a pelo menos uma família que se considerou prejudicada.

 

A Mondo confirma a informação e diz que outros acordos estão sendo fechados: alguns espectadores, que se consideraram parcialmente prejudicados por terem, afinal, visto o show, concordaram em receber só parte do dinheiro; outros foram convidados para assistir, de graça, às próximas atrações que a empresa trará ao Brasil.
A Mondo afirma que foram dois os problemas: impressão de ingressos com numeração errada e uma "invasão" de funcionários públicos que deram "carteiradas" e ocuparam o setor VIP, alguns com mais de 30 pessoas.
 

A empresa não revela o nome dos servidores mas diz que já encaminhou denúncia aos "órgãos competentes". Diz ainda que seu guichê estará aberto para reclamações até dia 10.
 

Mas os produtores alertam que só farão acordo com consumidores que provarem o prejuízo -caso da família já ressarcida, que tinha até testemunha de que foi obrigada a se sentar bem longe do gargarejo.

CURTO-CIRCUITO

MARIO GARNERO, CEO da Brasilinvest, ministra palestra sobre biocombustíveis hoje, no Fórum de Energia de Madri.
FABIO SOLFERINI, do banco Standard, recebe para jantar e apresentação do Trio Tom Jobim hoje, no Leopolldo Plaza.
O ENÓLOGO JUAN MARCO comanda degustação dos vinhos Navarro Correas hoje, às 20h, no restaurante Capim Santo.
O RABINO NEIL GILLMAN lança o livro "Fragmentos Sagrados -Recuperando a Teologia para o Judeu Moderno" hoje, às 19h, na Livraria da Vila da alameda Lorena.
ESTHER GIOBBI, Marco Aurélio Viterbo e Camila Vieira Santos inauguram a mostra de decoração "Quartos & etc...", na alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.227.
ALMIR PAZZIANOTTO participa do Fórum Permanente de Debates sobre a Realidade Brasileira hoje, a partir das 19h, no auditório do CIEE (rua Tabapuã, 540).


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: O ano Iberê
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.