São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVDs

Crítica/"Joaquim Pedro de Andrade - Obra Completa"

Caixa inclui filme sobre Garrincha

Pacote reúne seis DVDs com a obra completa restaurada de Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988)

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

A boa notícia embute a triste lembrança: a restauração digital da obra completa de Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), que se estendeu por quatro anos, cabe em uma caixa com seis DVDs. É um avanço que esteja disponível, mas uma lástima que a carreira do cineasta tenha sido tão breve.
Cinco discos da coleção já haviam sido lançados separadamente, com os longas de ficção "O Padre e a Moça" (1965), "Macunaíma" (1969), "Os Inconfidentes" (1972), "Guerra Conjugal" (1975) e "O Homem do Pau-Brasil" (1981). A novidade exclusiva da caixa é o documentário "Garrincha, Alegria do Povo" (1963).
Restaurado a partir de cópia "bastante deteriorada", pois os negativos foram atingidos pela "síndrome do vinagre" que destrói películas sem adequada conservação, o "filme verdade" sobre o então craque do Botafogo foi realizado logo depois do bicampeonato mundial obtido pelo Brasil no Chile, em 1962. No auge da forma e do prestígio, amplificado por atuações brilhantes que compensaram a ausência de Pelé na fase decisiva da Copa, Garrincha aparece a maior parte do tempo em imagens de arquivo, valorizadas pela montagem e pela narração (o jornalista Armando Nogueira é um dos produtores e roteiristas).
É o material captado por Andrade, no entanto, que promove doce viagem até a fase romântica do futebol brasileiro. Parece inimaginável, para os padrões atuais do esporte, que um astro como ele ainda morasse, com a mulher e sete filhas, em uma casa modesta de Pau Grande, onde jogava pelada e frequentava bares com os amigos.
Andrade também acompanha Garrincha em caminhada pelas ruas do Rio, demorando a ser reconhecido e assediado, em flagrante que pertence à pré-história da era das celebridades. O próprio jogador diz que não gostava da fama; se vivesse hoje, talvez se comportasse como Adriano, que retornou há pouco ao Flamengo.
Os extras de "Garrincha" incluem longa entrevista à TV Cultura em 1976 (e não 1963, como consta no rótulo do DVD) e o curta "O Arco e a Flecha", que os franceses Sylvie Pierre e Georges Ulmann realizaram durante visita de Andrade, em 1984.
A joia do pacote, no entanto, é o documentário "Histórias Cruzadas" (2007 ), da filha mais velha do cineasta, Alice, que combina registro intensamente afetivo com imagens e depoimentos valiosos sobre o pai e o Cinema Novo.


CAIXA JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE
Lançamento: Videofilmes
Quanto: R$ 300, em média
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: Seriado "Em Terapia" coloca protagonista para sofrer
Próximo Texto: Curtas estão entre os extras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.