São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o autor de "O Teatro de Sabbath"

da Redação

Assim como Mickey Sabbath, Philip Roth nasceu em Nova Jersey, Estados Unidos.
Mas apesar de Roth ter se destacado com personagens traçados sobre suas características, as suas semelhanças com o protagonista de "O Teatro de Sabbath" não seguem muito longe. Ambos nasceram na década de 30 -Roth tem 64 anos- e foram casados com atrizes.
Filho de pequenos burgueses judeus ortodoxos, Roth fez da condição judaica projetada no contexto urbano da opulência norte-americana um dos principais objetos de sua obra.
Publicou seu primeiro livro, a novela "Goodbye, Columbus", em 1959. Mas foi com "Complexo de Portnoy", relato que o personagem Alexander Portnoy faz a seu psiquiatra de suas repressões e transgressões sexuais -em que, comicamente, a conquista do prazer se identifica com a conquista da América-, que Roth se consagrou, em 1969.
Outra comédia fundamental do "mestre vivo da literatura", modo como o crítico Harold Bloom se referiu a Roth, é "Operação Shylock", vencedora do Prêmio PEN/Faulkner de 1993.
Roth acaba de lançar a obra "American Pastoral", que, segundo a revista Time, deve bater seu recorde de prêmios literários.
(CEM)

Livro: O Teatro de Sabbath Autor: Philip Roth Tradução: Rubens Figueiredo Editora: Companhia das Letras Quanto: preço não divulgado (498 págs.)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.