São Paulo, Segunda-feira, 31 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

VOANDO PARA O ALASCA
Bandeirantes, 13h. (Higher Ground). EUA, 1988, 95 min. Direção: Robert Day. Com John Denver, Meg Wittner, David Renan. Piloto (Denver) investiga a morte de seu sócio em companhia de aviação que operava no Alasca. Avaliação:


TROCANDO AS BOLAS
SBT, 14h. (Trading Places). EUA, 1983, 116 min. Direção: John Landis. Com Eddie Murphy, Dan Aykroyd, Don Ameche. Por obra e graça de dois magnatas, um miserável (Murphy) troca de lugar com um próspero operador de Bolsa de Valores (Aykroyd). Segue-se comédia de primeira sobre a manipulação humana. Avaliação:


CONTA COMIGO
Globo, 15h40. (Stand by Me). EUA, 1986, 87 min. Direção: Rob Reiner. Com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Richard Dreyfuss, Kiefer Sutherland. Quatro garotos dispõem-se a encontrar o cadáver de um menino assassinado. Baseado num conto de Stephen King -ele próprio baseado num suposto episódio da infância do escritor-, Reiner faz um filme em que não há propriamente horror, mas o sentimento do horror. Bem acima da média. Avaliação:


DINHEIRO SUJO
CNT/Gazeta, 21h50. (Cover Up). EUA, 1991, 90 min. Direção: Paul Leder. Com John Saxon, Wings Hauser, Margaux Hemingway. Banqueiro pratica fraudes e mais fraudes. Um policial obstinado que tenta desvendar uns tantos assassinatos acaba chegando ao banqueiro, que não só é um escroque como está envolvido com as mortes em questão. Pé atrás. Avaliação:


SEQUESTRO DO VÔO 285
Globo, 22h. (Hijacked Flight 285). EUA, 1996. Direção: Charles Correll. Com James Brolin, Michael Gross, Perry King. Terrível assassino está sendo transportado para penitenciária, em Dallas (Texas), de avião. Eis que no meio da viagem alguns asseclas sequestram o avião, libertam o facínora e, de quebra, exigem US$ 20 milhões para não liquidar com os passageiros. A sinopse é a mesma do recente "Con Air". Em poucas palavras: convém não esperar nenhuma obra-prima. Inédito. Avaliação:


NOITE DO SILÊNCIO
CNT/Gazeta, 0h. (Blind Terror ou Silent Night, Deadly Night 3). EUA, 1989, 90 min. Direção: Monte Hellman. Com Robert Culp, Samantha Scully. Terceiro filme da série "Natal Sangrento", curiosamente dirigido por Monte Hellman, em todos os sentidos. Primeiro, porque não é essa a praia de um diretor de vanguarda. Segundo, porque trabalha com inventividade. A história diz respeito a um médico que, como experiência, liga o cérebro de um psicopata ao de uma sensitiva, que passa a viver pesadelos tormentosos. Filme por vezes animador, por vezes pífio, mas sempre desconcertante. Avaliação:


INTERCINE 1
Globo, 0h30. "Marilyn e Bobby - O Escândalo Enterrado" (1993, de Bradford May, com Melody Anderson, James F. Kelly) ou "Os Invasores de Corpos - A Invasão Continua" (1994, de Abel Ferrara, com Gabrielle Anwar, Meg Tilly, Forest Whitaker). O primeiro é inédito, e o segundo, reprise.

INTERCINE 2
Globo, 2h10. "A Lente do Desejo" (1991, de Stephen Stafford, com Lynda Carter, Michele Greene) ou "Quanto Mais Idiota Melhor 2" (1993, de Stephen Surjik, com Mike Myers, Dana Carvey). Os dois são reprises.

LABIRINTO DO DESEJO
Bandeirantes, 1h35. (Body of Influence 2). EUA, 1996, 92 min. Direção: Brian J. Smith. Com Jodie Fisher, Daniel Anderson. Psiquiatra charmoso e traumatizado sexualmente redescobre o desejo sexual nos braços de uma bela paciente. O problema é que ela também tem um passado arrasador, nesse abraço de afogados. Avaliação:

TV PAGA
Linhagem do faroeste

da Redação

Existe toda uma tradição do faroeste em "Os Abutres Têm Fome" (Telecine 2, 21h15), história em que Clint Eastwood evita o triplo estupro que alguns bêbados pretendem cometer e se liga a uma falsa freira (Shirley MacLaine).
De início, há o roteirista -Budd Boetticher, autor da magnífica série de faroestes com Randolph Scott, nos anos 50. Depois, há o diretor Don Siegel, que veio a ser um dos mestres de Clint. E há, por fim, Clint, num filme do fim dos anos 60, quando se preparava para passar à direção.
Às 2h30, o Telecine 2 exibe "Perversa Paixão", estréia de Clint como diretor, num filme que já anuncia o talento que o levaria a se tornar, nos anos 90, o principal cineasta dos EUA. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: A complexidade sempre é fabulosa
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.