São Paulo, terça-feira, 31 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO

Objetos, fotos e reproduções estarão em evento que abre hoje em SP

Mostra exibe influência britânica

ANA CÂNDIDA DE AVELAR
DA REDAÇÃO

A influência da imigração britânica na formação dos brasileiros é o tema de uma exposição que abre para convidados hoje, às 11h, e que contará com a presença de Tony Blair, primeiro-ministro britânico. "Os Britânicos no Brasil" traz cerca de mil fotos e 200 objetos, contribuições dos arquivos de Kew Gardens (clube de jardinagem de Londres), National Maritime Museum, de Greenwich, Fundação Botânica Margaret Mee, Museu do Ipiranga, Museu do Itamaraty, entre outros.
A mostra se divide em duas partes: uma econômica e outra social. "Procuramos mostrar a comunidade britânica no Brasil que teve uma história de imigração diferente da dos outros povos. Pessoas com boa formação, técnicos, vieram no auge da prosperidade econômica da Inglaterra", diz Julio Abe Wakahara, 60, arquiteto e curador-geral da exposição. "Queremos mostrar a contribuição que trouxeram."
Aracy Amaral, professora e crítica de arte, e Ana Luiza Martins, historiadora, também assinam a curadoria.
Para representar a influência dos ingleses nas ferrovias brasileiras, estarão expostas duas maquetes do trecho Paranapiacaba-Piaçaguera da estrada de ferro São Paulo Railway, que foi construída por britânicos no século 19 e ligava a capital à Baixada Santista.
Objetos pessoais de famílias de origem britânica de todo o Brasil -como pratarias e porcelanas, cigarreiras e brinquedos- também foram cedidas à mostra.
O patrocínio do evento fica por conta da Cultura Inglesa de São Paulo. "Gastamos cerca de R$ 500 mil em curadoria, pesquisa e montagem", afirma Richard Stevens, diretor-executivo da Cultura Inglesa.


OS BRITÂNICOS NO BRASIL - mostra com mais de mil fotografias e 200 objetos. Curadoria geral: Julio Abe Wakahara. Onde: Centro Brasileiro Britânico (r. Ferreira de Araújo, 741, tel. 0/xx/11/ 3039-0567). Quando: abertura para convidados, hoje, às 11h; a partir de 1º de agosto; de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 13h. Quanto: entrada franca.



Texto Anterior: Crítica: Renasce o mito de Baderna
Próximo Texto: Panorâmica - Humor: Salão de Piracicaba encerra inscrições amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.