UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO

Decisão será anunciada hoje

Moacyr Scliar é favorito para ocupar vaga na ABL

DA SUCURSAL DO RIO

O médico e escritor gaúcho Moacyr Scliar, 66, deverá ser eleito hoje como substituto do romancista mineiro Geraldo França de Lima na ABL (Academia Brasileira de Letras), morto em março deste ano.
Colunista da Folha, Scliar foi a primeira pessoa a se candidatar à vaga deixada pelo romancista. Ele enviou uma carta à Academia, comunicando oficialmente sua candidatura, uma semana depois da morte de França de Lima.
Segundo os acadêmicos, sua eleição será praticamente uma unanimidade. Scliar teria 26 dos 39 votos dos imortais, seis a mais que o necessário para se eleger.
Scliar é autor de 53 obras, entre romances, ensaios, contos e artigos, e vencedor do Prêmio Jabuti pelo livro "A Mulher que Escreveu a Bíblia". Em 1989, o escritor recebeu, em Cuba, o prêmio internacional Casa de las Américas pelo seu "A Orelha de Van Gogh". Entre os temas presentes em sua obra, estão a realidade social da classe média urbana no Brasil e o judaísmo.
Além dele, estão inscritos na disputa Diógenes Magalhães e Paulo Hirano. Oliveiros Litrento, o único que teria chances de ganhar votos, retirou sua candidatura para que o escritor pudesse ganhar por unanimidade.
"Scliar foi uma candidatura unanimemente aceita desde o início. Ele enviou a carta à ABL uma semana depois da morte de Geraldo França de Lima e, a partir daí, já teve a aceitação dos acadêmicos. Não houve sequer uma disputa", conta um imortal que prefere não se identificar.
Além de ser hoje um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea, Scliar também tem um bom relacionamento com os imortais, mesmo não morando no Rio de Janeiro. "A gente gosta de um afago", afirma outro acadêmico.
O fato de ser gaúcho também o ajudou. Desde os esforços para que os escritores Erico Verissimo e Mário Quintana entrassem para a Academia, as eleições da casa nunca mais elegeram um gaúcho.
Como forma de potencializar sua candidatura, o escritor lançou uma campanha para arrecadar 40 mil assinaturas a seu favor em Porto Alegre (RS). Elas foram entregues aos acadêmicos nos últimos dias da disputa.
Se a previsão dos imortais se confirmar, Scliar receberá a notícia e os amigos na casa do presidente da ABL, Alberto da Costa e Silva, logo após o fim da contagem dos votos, que ocorre às 16h.


Texto Anterior: Corpo em risco
Próximo Texto: Literatura: Lampedusa escreve para se reencontrar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.