São Paulo, sábado, 31 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA ROMANCE

Heroína juvenil sofre com vilões perversos na Londres vitoriana

Philip Pullman, criador da série "A Bússola Dourada", lança o terceiro volume de tetralogia com densidade

THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE DA SÃOPAULO

Os britânicos amam Philip Pullman, 64. O resto do mundo já conhece o escritor, principalmente depois do sucesso da trilogia que abre com "A Bússola Dourada". Mas outra série também é um fenômeno em seu país natal.
Entre adolescentes ingleses, Sally Lockhart provoca "frisson" semelhante a Harry Potter. Ela é a estrela de quatro livros de Pullman, e o terceiro acaba de sair no Brasil.
"Sally e o Tigre no Poço", de 1991, tem trama ambientada em 1881. Pullman é mais um autor britânico que adora eleger a Inglaterra vitoriana como cenário. Virou moda.
É possível ler o volume sem conhecer os anteriores, "Sally e a Maldição do Rubi" e "Sally e a Sombra do Norte". Mas ter familiaridade com o perfil dos personagens torna tudo mais agradável.
Para resumir: no primeiro livro, Sally, aos 16, investiga o assassinato de seu pai, um mercador de ópio. No segundo, seis anos depois, ela abre uma consultoria financeira, algo incomum para uma mulher vitoriana, e enfrenta o escroque Axel Bellman.
Na terceira aventura, ela vive com Harriet, sua filha de três anos -o pai da criança morreu no livro anterior.
Quando a vida parece tranquila, um homem chamado Arthur Parrish alega ser seu marido e pai de Harriet. Sally, envolvida numa teia de documentos falsos, fica sem a menina e seus bens. Nas ruas, ela se envolve com imigrantes russos pobres, explorados por um misterioso sujeito, Tzaddik. E as desventuras de Sally podem estar ligadas a ele.
Professor secundário por anos, Pullman criou a personagem em peça que escreveu para seus alunos encenarem. Depois, ele adaptou o material para os livros (o quarto é "The Tin Princess", a princesa de lata, inédito aqui). E se tornou um caso raro de best-seller juvenil com densidade.


SALLY E O TIGRE NO POÇO

AUTOR Philip Pullman
TRADUÇÃO Flavia Neves
EDITORA Objetiva
QUANTO R$ 29,90 (416 págs.)
AVALIAÇÃO bom




Texto Anterior: Ficção/Não-Ficção
Próximo Texto: Crítica/História: Edição traduz pesquisa de documentos com erudição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.