São Paulo, sexta, 31 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

VIGARISTAS ATRAPALHADOS
Bandeirantes, 13h. (Jokers Wild). EUA, 1991, 95 min. Direção: Bill Milling. Com Dick Van Patten, Priscilla Barnes. Após sobreviver a um ataque de tubarões nas Antilhas, roteirista de cinema que procurava um tesouro submerso consegue chegar às praias de Miami. Ali, é recolhido por uma sereia, que o envolve em trama perigosa. Presumivelmente, comédia. Inédito.

UM ROBÔ EM CURTO-CIRCUITO 2
SBT, 13h30.
(Short Circuit 2). EUA, 1988, 110 min. Direção: Kenneth Johnson. Com Fisher Stevens, Michael McKean. Robô que ajuda inventor na criação de outros robôs perde-se e acaba envolvido com ladrões de jóias. Estritamente infantil.

MAD MAX - ALÉM DA CÚPULA DO TROVÂO
Globo, 15h40.
(Mad Max Beyond the Thunder Dome). Austrália, 1985. Direção: George Miller e George Ogilvie. Com Mel Gibson, Tina Turner e Angelo Rossitto. Na Terra devastada por catástrofe nuclear, ex-policial cuja família foi morta por criminosos perambula pelo deserto. Para transformar lixo em energia, tem de enfrentar um gigante e blá blá blá. Vale para os fãs da série e de Tina Turner.

PROCURA-SE UM RAPAZ VIRGEM
SBT, 21h45
(Once Bitten). EUA, 1985. Direção: Howard Storm. Com Jim Carrey, Lauren Hutton e Karen Kopins. Vampira bonitona passa a morar em Los Angeles e procura sangue de jovem rapaz virgem para se alimentar. Encontra Carrey, mas a namorada dele frustra os planos da vampira.

QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL
Bandeirantes, 22h30.
(Four Weddings and a Funeral). Inglaterra, 1994, 116 min. Direção: Mike Newell. Com Hugh Grant, Andie MacDowell e Kristin Scott Thomas. Solteirão inglês conhece americana num casamento e se apaixona por ela, mas só a revê em eventos sociais. O final é previsível e a idéia é simples, mas muito bem levada.

SOMBRAS DE JULHO
Cultura, 23h30.
Brasil, 1995. Direção: Marco Altberg. Com Angelo Antônio, Othon Bastos, Nelson Xavier. O ponto central do filme é ser uma co-produção com a TV Cultura, num dos ensaios da emissora ao seu atual programa de vinculação entre televisão e produção cinematográfica. O filme, rodado em 16mm, não foi lançado em cinemas e diz respeito à disputa de terras entre dois latifundiários, que inclui um assassinato e o posterior crescendo da violência.

INTERCINE
Globo, 0h10.
O espectador escolhe entre "Morte no Ar" (1994, de Fred Walton, com Gregory Hines, Debrah Farentino) e "Milagre Prometido" (1988, de Steven Gyllenhaal, com Rosanna Arquette, Judge Reinhold).

RUAS DE FOGO
Globo, 2h.
(Streets of Fire). EUA, 1984, 93 min. Direção: Walter Hill. Com Michael Paré, Diane Lane, Rick Moranis. O intrépido Tom Cody (Paré) invade o território de uma gangue de motociclistas, em busca da roqueira que eles sequestraram (e em cuja direção Cody, no passado, batera suas asinhas). Mas sua tarefa não será facilitada pela gangue, nem, sobretudo, por seu líder.

GARÇONETES DE BIQUÍNI
Bandeirantes, 3h05.
(Bikini Bistro). EUA, 1995, 80 min. Direção: Ernest G. Sauer. Com Marilyn Chambers, Amy Lynn Baxter. Chambers, mito da era clássica do cinema pornô, interpreta a si mesma. Ela ajudará umas tantas garotas a incrementar um bistrô vegetariano. Os biquínis das garçonetes são, ao que parece, a chave do sucesso.

TV PAGA
Um estudo sobre a perda

da Redação

Há o "Satyricon de Fellini" (Telecine 5, 0h30), "O Último Boy Scout" (TNT, 22h) e "Rio Vermelho" (Telecine 5, 22h20), tão sublimes quanto reprisados. Mas a aposta, hoje, deve ser "Era uma Vez na América" (Fox, 0h).
Essa obra-prima de Sergio Leone mostra, sobretudo, a mais ampla perda. A amizade entre dois homens, seus amores, suas aventuras, os pequenos golpes ensaiados nas esfumaçadas ruas nova-iorquinas, tudo isso cede espaço para um presente vazio, triste e nostálgico, que não encontra uma razão de existência.
Para Leone, mito, inocência e fantasia são a grande verdade. Foi assim que se fez a América. A verdade, neste caso, faz doer tanto quanto a perda. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.