São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Cantora grava CD duplo no RJ
Joanna comemora 20 anos de carreira

ANA PAULA RAGAZZI
free-lance para a Folha


Joanna aparece pouco nos programas de TV, mas suas músicas são executadas até a exaustão pelas rádios.
A cantora completa 20 anos de carreira sem ter do que reclamar. Com sua voz suave, conquistou fãs que acompanham fielmente seu trabalho e lhe proporcionam uma vendagem média de 250 mil discos a cada lançamento -segundo dados fornecidos pela gravadora BMG.
A essas pessoas, que acompanham seu trabalho, Joanna dedica o CD duplo "20 Anos ao Vivo", resultado de três shows realizados no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
No disco, ela gravou canções que traçam um panorama de sua carreira. Está presente a Joanna de "Descaminhos" - seu primeiro sucesso, de 79, quando era considerada uma nova revelação na MPB e gravava composições inéditas de Gonzaguinha, Ivan Lins e Milton Nascimento. "A música "Nos Bailes da Vida" foi composta especialmente para mim. Fui a primeira a gravá-la, em 81", afirma a cantora.
A partir de 84, quando gravou "Recado" ("...Meu namorado é um sujeito ocupado, não manda notícias, nem dá um sinal..."), de Renato Teixeira, ela se tornou, aos olhos de crítica e público, uma cantora romântica, ou "de baladas", como gosta de dizer.
O sucesso da carreira popular foi consolidado em 1986, com seu maior hit, "Amanhã Talvez", de autoria de Sullivan e Massadas.

Sambista
"20 Anos ao Vivo" também traz ao público o lado sambista da cantora, até então conhecido apenas nos shows. Em "Olerê Olará (Se duvidas)", ela divide os vocais com Zeca Pagodinho: "Escolhi o Zeca porque, além de ser meu amigo, ele representa o verdadeiro samba de raiz carioca".
O show de lançamento do disco tem estréia prevista para setembro, no Rio, e deve chegar a São Paulo em outubro.


Disco: 20 Anos ao Vivo
Artista: Joanna
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 21, em média


Texto Anterior: Crítica - Paralamas do Sucesso: Sopros inundam "Acústico MTV"
Próximo Texto: Cinema: Festival de Veneza aposta na renovação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.