São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

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Última Moda

ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@folha.com.br

A arte de estragar as roupas

Figurino do novo filme de Fernando Meirelles é produzido em São Paulo

Nos galpões da produtora 02 Filmes, em São Paulo, atrás de sete chaves, trabalha a todo vapor a equipe de produção de "Blindness" (Cegueira), o novo filme de Fernando Meirelles.
A Folha teve acesso ao local, para conhecer e fotografar o trabalho da equipe que prepara o figurino que será usado nas filmagens em São Paulo e Montevidéu, em setembro.
"Blindness" foi adaptado do livro "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, e conta a história de uma epidemia de cegueira que atinge os habitantes de uma cidade, instalando o caos em suas vidas. Como a cidade é num lugar indefinido, Meirelles vai compô-la com cenas feitas em diferentes países.
Meirelles é atualmente o mais conceituado cineasta brasileiro no exterior. Por conjugar elementos de fábula política e suspense apocalíptico, "Blindness" tem despertado muita curiosidade na crítica.
Além disso, o filme reúne um elenco de estrelas. Os protagonistas são interpretados por Julianne Moore, Mark Ruffalo (de "Zodíaco"), Gael García Bernal, Danny Glover, além da brasileira Alice Braga. Eles estarão em São Paulo para as filmagens, cujas datas e locações exatas a produção não revela.
Para preparar as quase 1.000 roupas das cenas brasileiras e uruguaias, veio a São Paulo a "breakdown artist" Karen Durrant, assistente da figurinista do filme, Renée April -a mesma de "Uma Noite no Museu".
Durrant é encarregada de comandar a equipe que produz o envelhecimento e o estrago ("breakdown") das peças, o que exige que as roupas novas sejam lavadas para tirar a goma, tingidas e depois pintadas à mão, como se faz numa pintura, a fim de simular sujeira. "É bem diferente de vestir vikings, mas precisamos ser igualmente criativos", ela diz.
Para a canadense Renée April, "Blindness" tem um tom mais filosófico que apocalíptico. "Não é como fazer "O Dia Depois de Amanhã" [filme de catástrofe, cujas roupas ela também criou]. É algo muito mais sutil e próximo da realidade", disse a figurinista, por telefone, de Toronto, onde começaram as filmagens neste mês.
April dividiu o figurino em três fases: as peças mais novas do início do filme; as que serão usadas 45 dias após a cegueira se espalhar; e as roupas de três meses depois, quando a desordem tomou conta da cidade.
Julianne Moore deverá usar roupas de cores claras no início do filme. "Depois, as suas peças ficarão mais e mais cinzas, mas Julianne sempre usará tons mais claros que os dos outros, pois ela é como um anjo no filme", afirmou April.
Nas araras do galpão em São Paulo, as roupas estão divididas segundo as fases definidas por April e Meirelles. Numa parte, estão quase novas. Em outra, os sinais de sujeira começam a ficar evidentes. Por fim, há uma série de peças com manchas ostensivas, que simulam comidas e líquidos derrubados sobre as roupas, o acúmulo de poeira, sangue coagulado, entre outros efeitos.
A maior parte das roupas feitas em São Paulo será usada por figurantes. As peças que vestem Moore e outros protagonistas foram produzidas no Canadá. "É um trabalho complexo, que exige muita técnica", diz Paula Iglecio, da produção do figurino no Brasil.
Na última semana, a equipe completou um mês de trabalho, diariamente sujando e estragando roupas, sem dó e com a meticulosidade de artistas.


com VIVIAN WHITEMAN

Moda só quer vender e vender, diz Meirelles

Imagens das vítimas da passagem do furacão Katrina em Nova Orleans, em 2005, serviram de inspiração ao figurino de "Blindness", conta o diretor Fernando Meirelles, na entrevista a seguir, feita por e-mail. Na sua opinião, a moda pode até ser uma manifestação cultural, se pensada em décadas. Mas a produção de duas coleções por ano não revela mais que a necessidade da indústria de "vender e vender e vender".

 

FOLHA - Qual é a importância dos figurinos para os filmes e, especialmente, para "Blindness"?
FERNANDO MEIRELLES -
Se há uma área que não domino é a do figurino. Basta ver com eu me visto. Fiasco total. Então, chamo gente boa para esta área (não que não chame para as outras também). No caso de "Blindness", a figurinista Renée April apenas me mostra suas idéias, e eu vou dizendo: "Sim, sim, sim". A única coisa que pedi a ela foi que trabalhasse com três níveis de tempo: roupas novas ou normais; roupas para 45 dias, depois que todo mundo ficou cego; e para três meses depois. A dificuldade foi evitar que as pessoas parecessem mendigos. Então ela usou muito tecido sintético e cores fortes, para parecer que as roupas estão sujas, mas não totalmente detonadas. As fotos de Nova Orleans depois da passagem do furacão Katrina serviram de referência para nós.

FOLHA - Há algum figurino de cinema que lhe marcou?
MEIRELLES -
Figurinos de época sempre chamam mais a atenção. Acho que meu preferido é o do filme "Rainha Margot" [de 1994, dirigido por Patrice Chéreau, com figurinos de Moidele Bickel]. Ao menos é o que me lembro agora: roupa luxuosa, mas que não foi lavada ou passou por um "dry cleanning" antes de entrar em cena. Acredito em cada centímetro de tecido naquele filme. Tem peso.

FOLHA - Como um cineasta, que já foi publicitário, vê a moda?
MEIRELLES -
Sou fraco em moda, mas dizem que é uma manifestação cultural. Até pode ser, se olharmos a moda por décadas. Mas duas coleções novas por ano é algo que está mais ligado à necessidade da indústria de vender e vender e vender.

FETICHES

Kar-Wai filma spot da Lancôme

Cineasta cult, o chinês Wong Kar-Wai assina o filme publicitário do novo perfume da Lancôme, "Hypnôse Homme", que chega ao Brasil. A estrela da campanha é o ator Clive Owen (de "Closer"), que contracena com a top Daria Werbowy.
À primeira vista, os 20 segundos do spot parecem repetir os estereótipos do gênero, sem fazer jus ao talento do diretor de "Amor à Flor da Pele". Um pouco mais de atenção, porém, e aparecem as sutilezas que Kar-Wai conseguiu criar, mesmo nos limites da publicidade.
Para o filme, o diretor certamente se inspirou no belo frasco do perfume, com sua geometria intrigante, na forma de um cubo de vidro retorcido, que produz distorções da visão e efeitos prismáticos.
O filme é construído como um labirinto de espelhos e reflexos, com planos e fusões que fracionam o tempo e o espaço.
O rosto de Owen se duplica em superfícies de vidro, enquanto seu olhar busca e perde Daria. Eles são como dois espectros que caminham em dimensões diferentes da imagem.
O jogo de sedução vai virando quebra-cabeça visual, até que o casal se encontre e Kar-Wai revele o clichê do "happy end" como pura hipnose publicitária.

Fastfashion

MOSHE NA PAULISTA
A grife Moshe, que desfila na Casa de Criadores, apresentará sua nova coleção de verão, amanhã, às 15h, no terraço do Conjunto Nacional, que fica na av. Paulista, 2.073.

ADRIANA EM DOBRO
A estilista Adriana Degreas inaugurou sua primeira loja nos Jardins (r. Melo Alves, 734). A designer será a única brasileira na feira The Exhibition, na London Fashion Week, em setembro.

CAPITAL FASHION Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho e a grife Do Estilista reapresentarão suas coleções de verão no Brasília Fashion Festival, entre 4 e 6/9.

AULAS DE MODA
Os estilistas Rita Wainer, Amir Slama e Tufi Duek são alguns dos convidados dos cursos de extensão que acontecem nos próximos meses no recém-criado Núcleo de Moda Escola São Paulo (r. Augusta, 2.239, tel. 0/xx/11 3081-0364).

JÓIAS DO BEM
A H.Stern promove, no próximo dia 5, uma venda especial de jóias com descontos especiais. Parte das vendas das 40 lojas participantes será doada para a ONG Care Brasil. Em São Paulo, a consultora de moda Costanza Pascolato será a patronesse do evento.

A PASSOS LARGOS
O Brasil é o novo foco de investimentos da New Balance. Em setembro, a grife americana lança sua primeira linha de vestuário no país e dá início à sua maior campanha publicitária para o mercado brasileiro. Também chegam às lojas novas coleções de tênis, incluindo linhas streetwear (na foto, um modelo Classics) e esportivas de alta performance -tudo importado dos EUA e da Inglaterra. Já as roupas e acessórios serão produzidos no Brasil em parceria com a Drastosa.


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