São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

"Poeta..." brinda à memória de Drummond

DA REPORTAGEM LOCAL

Realizado em 2002, por ocasião do centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade, o documentário "Poeta de Sete Faces" (alusão ao "Poema de Sete Faces") é exibido hoje, às 19h30, no Canal Brasil. Para celebrar vida e obra do itabirano célebre, Paulo Thiago (de "Policarpo Quaresma - Herói do Brasil" e "Jorge, um Brasileiro") optou por um registro que combina procedimentos documentais e "dramatizações" com atores.
No segmento que abre o filme, Thiago reconstitui a infância de Drummond no interior mineiro (em uma família de fazendeiros), a temporada de estudos em BH e os primeiros passos como escritor, em regime de colaboração para o extinto "Diário de Minas", QG da então nascente "intelligentsia" modernista do Estado.
Em um segundo momento, o documentário narra a mudança de Drummond para o Rio (em 1934), à época capital federal, onde trabalharia como chefe de gabinete do ministro da Educação getulista, Gustavo Capanema. A efervescência da vida à beira-mar naquele período serviria de matéria-prima para textos fortemente marcados pela crítica social.
A parte final acompanha o apogeu de Drummond, entre as décadas de 50 e 80, com a consagração de seu estilo pela crítica e o lançamento de edições estrangeiras de seus textos, até a morte, em 1987.


POETA DE SETE FACES
Quando:
hoje, às 19h30
Onde: Canal Brasil


Texto Anterior: Última Moda - Alcino Leite Neto: A arte de estragar as roupas
Próximo Texto: Crítica: TC Cult mostra duas versões de "Não Somos Anjos"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.