São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

GUS, UMA MULA FORA DE SÉRIE
SBT, 14h. (Gus). EUA, 1976, 95 min. Direção: Vincent McEveety. Com Edward Asner, Don Knotts, Gary Grimes. Gus é uma mula com habilidade particular para chutar bolas, o que a leva a ser contratada nos EUA por um time de futebol americano, mesmo sendo iugoslava. Sem palavras. Avaliação:  

NÓS SEMPRE O AMAREMOS
Globo, 15h40. (No Child of Mine). EUA, 1993, 96 min. Direção: Michael Katleman. Com Patty Duke, Tracy Nelson, Markus Flanagan. Pais pobres entregam para adoção seus filhos gêmeos, que nasceram com graves problemas de saúde (um é cardíaco, o outro sofre de síndrome de Down). A avó não gosta da atitude e decide lutar pela guarda das crianças. Avaliação:  

QUEM MATOU PIXOTE?
Bandeirantes, 22h15. Brasil, 1996, 116 min. Direção: José Joffily. Com Cassiano Carneiro, Luciana Rigueira, Joana Fomm. Registre-se a idéia de seguir Fernando Ramos da Silva -que ficou famoso como o Pixote do filme homônimo de Hector Babenco- após a fama: seus problemas, fracassos, queda e morte. Mas nada justifica um melô choramingas como esse que, à força de se comover com o personagem (em vez de permitir que o espectador o faça) termina por se autodinamitar. Inédito programado para a semana passada e agora reprogramado. Avaliação:  

INTERCINE
Globo, 0h05. "O Desafio de um Guerreiro" (1995, de Michael Chapman, com Ralph Moeller, Sven-Ole Thorsen) ou "Um Olhar na Escuridão" (1993, de John Korty, com Patrick Bergin, Vanessa Redgrave).

ETHAN FROME - UM AMOR PARA SEMPRE
Globo, 1h55. (Ethan Frome). EUA, 1992, 107 min. Direção: John Madden. Com Liam Neeson, Patricia Arquette, Joan Allen. Após cuidar, durante muito tempo, de sua mulher, amarga e doentia, o fazendeiro Ethan Frome (Neeson) vive trágica paixão pela sobrinha (Arquette). Drama baseado em romance de Edith Wharton, em que o conservadorismo na Nova Inglaterra (EUA), século 19, dá o tom. Avaliação:   

NEM FREUD EXPLICA
Bandeirantes, 2h45. (Inside Monkey Zetterland). EUA, 1992, 93 min. Direção: Jefery Levy. Com Steven Atnin, Katherine Helmond, Patricia Arquette. Problemas de um jovem roteirista que, além de tentar fazer decolar sua carreira, tem de enfrentar as atrapalhações envolvendo a família (mãe em particular) e amigos. Comediazinha fraca. Avaliação:   

IDÉIAS ASSASSINAS
Globo, 3h40. (The Heart of the Lie). EUA, 1992, 96 min. Direção: Jerry London. Com Timothy Busfield, Lindsay Frost, Linda Blair. Laurie "Bambi" Bembenek, policial e modelo, é acusada pelo assassinato da ex-mulher de seu marido. Ela tenta provar que é vítima do machismo dos policiais homens. Feito para TV, com base em fatos reais. Avaliação:  

TV PAGA
O Chacal ataca em dia de repouso

da Redação


Depois de uma semana como a passada, não dá para reclamar dos canais pagos. Tanto os canais da Globosat como os da TVA tinham, todo dia, algo a mostrar.
Esta será uma semana de repouso, e quem se interessa por filmes brasileiros precisará se contentar com o precário "Guerra de Canudos" (Cinemax, 22h30).
Pode-se ainda rever "O Dia do Chacal" (Telecine 2, 23h20), o original, de Fred Zinnemann. É uma aventura sobre um atentado ao presidente francês De Gaulle. Mas é, sobretudo, um momento a reter no trabalho de Zinnemann, que transita facilmente entre o clássico e o acadêmico. "O Dia do Chacal" tem esse frescor, novidade e força típicos dos clássicos. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Irritação é o mesmo que estupidez
Próximo Texto: José Simão: Paquita do Agreste causa terremoto na Turquia!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.