São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios vão ganhar 5%

da Agência Folha, em Campo Grande

Os índios guatós terão uma participação de 5% sobre o valor de comercialização do documentário "500 Almas", do cineasta Joel Pizzini, do Mato Grosso do Sul.
O produtor-executivo da Grifa Cinematográfica, Fernando Dias, 29, que produz o filme, disse que o acordo com os índios foi intermediado pela Funai (Fundação Nacional do Índio).
Os produtores do filme também custearam a reforma de um barco que havia sido doado aos índios pela diocese de Berlim, na Alemanha, mas estava parado no porto geral de Corumbá por falta de manutenção.
Os índios deverão se beneficiar ainda da comercialização de um CD-ROM ("Inventário Guató"), que acompanhará o lançamento do filme, com imagens e informações sobre os índios.
Segundo Dias, "pequenas ajudas" à comunidade também estão sendo estudadas, principalmente na área de saúde.
Os guatós têm sofrido vários problemas de visão. Muitos idosos têm catarata. A maior causa seria o reflexo da luz solar nas águas do Pantanal.


Texto Anterior: Darcy Ribeiro, o útero do povo
Próximo Texto: Pizzini cria sobre "Limite"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.