São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOJO

da Redação

Havia um tempo em que artistas ou bandas independentes/iniciantes gravavam uma demo e imploravam "uma chance" em gravadoras. Com sorte, alguma se interessaria pelo trabalho e assinaria um contrato, geralmente infame. Muito tempo depois, a gravadora lançaria o disco sem a devida divulgação.
Não só isso é hoje absolutamente desnecessário, como é possível ser ouvido pelo mundo todo com muito mais rapidez, eficiência e menos aborrecimentos burocráticos. MP3 é a senha.
O duo paulistano de música eletrônica Bojo percebeu isso quando decidiu lançar seu primeiro álbum de modo independente. Pôs as sete músicas do "e-disco" (disco que não existe fisicamente, portanto não encontrável em lojas) no formato MP3 e contabiliza até agora 5.000 downloads. Teria o Bojo vendido 5.000 CDs em quatro meses com os mesmos custos? Não, então o que você está esperando, caro artista iniciante?
Para baixar as músicas em MP3, e mais recentemente em Real Audio, não custa nada. "Não teríamos ganhado muito mais do que isso se lançássemos um CD independente", diz Maurício Bussab, que, com Lulu Camargo, tecladista do Karnak, forma o Bojo.
Cinco das sete músicas do "e-disco" são músicas feitas para filmes em super-8 do acervo do MIS (Museu da Imagem e do Som), a pedido deste, no final de 98.
Mas têm vida independente também, só não se encaixam em nenhum gênero musical, passeando por ambient ("Domingo na Casa da Vovó 99", um quase-épico brasileiríssimo), concretismo ("O Que Eu Quero/ What I Want", curiosa e divertida colagem de respostas por telefone à questão-título), jazz ("Calendário 99") e outras experimentações.
"GP 99" é a mais dançante, com referências a "Autobahn", do Kraftwerk, que dialoga por meios tortos com "Caretas 99", com um quê anos 70 perdido em algum lugar, em algum bit perdido, funk, japonesa à Cornelius.
E há ainda o remix de "Balança a Pança", do Karnak, um Nordeste digital, árido e meio etéreo.
Infelizmente, o jornal é limitado espacialmente; a Internet não. Em nenhum sentido. (MN)


Avaliação:    


Disco: e-disco Duo: Bojo Onde encontrar: www.bojo.net Quanto: grátis


Texto Anterior: Disco - Lançamentos: 1999 - O ano em que a música saiu do disco
Próximo Texto: Download
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.