São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hipersônica reúne DJs Spooky e Sickboy

DA REPORTAGEM LOCAL

Acanhada em outras edições do File, a vertente musical do evento, o Hipersônica, praticamente triplicou o seu tamanho neste ano e se transformou em um dos principais festivais independentes de experiências audiovisuais.
É impossível resumir seu line-up, que inclui apresentações de rock, jazz, I.D.M., dub, breakcore, breakbeat, tecno e variações que não se encaixam em nenhuma definição. A começar pela sonoridade híbrida do norte-americano Paul D. Miller, o DJ Spooky, principal nome da primeira noite da mostra, amanhã, que tem lugar no teatro do Sesi.
Conhecido como um intelectual da música eletrônica, Spooky fará uma performance audiovisual inspirada em seu livro "Rhythm Science". Ao vivo, ele mescla jazz, hip hop, dub e afins, enquanto são projetadas imagens sobre a história da mídia e da arte digitais.
Ainda que Spooky seja a cereja do bolo, vale a pena chegar mais cedo para assistir ao show do mexicano Antena, que toca acompanhado pelo videoartista Luiz Duva, em noitada que ainda tem a dupla UDDQUEM e o encontro de Conrado Silva, Anna Maria Kieffer e companhia Agon com o VJ Raimo Benedetti.
O destaque da quarta, também no teatro, é o belga Jurgen Desmet, o DJ Sickboy, que faz o espetáculo "Ghost of Mercury". Suas músicas são extremamente elaboradas e variam entre o acelerado breakcore e lentas "paisagens" repletas de ruídos e interferências. "No novo [projeto] "Ghost of Mercury", meu foco é nos ambientes sombrios", explica Desmet, 27. "Como Sickboy, meu set é de breakcore, uma coisa para dançar que mexe com as pessoas de maneira diferente do estereótipo das músicas. É um furacão de sons que movem os pés do chão."
Desmet faz parte do soundsystem belga Gives me Wood. "Tocamos breakcore para um grande número de pessoas e, embora façamos isso há três anos, a maioria das noites são ilegais, mas sempre temos uma atração internacional", conta Desmet.
Além da performance no teatro do Sesi, Desmet estará entre as cerca de 90 atrações que o festival leva à Casa das Caldeiras, programado para este sábado.
(AFS)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Erudito/Crítica: "Candide" leva ironias e espantos ao Teatro Municipal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.