São Paulo, Sexta-feira, 31 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÉVEILLON
Chefs sugerem pratos tropicais

da Redação

Nesta época do ano, uma questão costuma ser apontada pelos gourmets. Por que no Brasil, um país de clima tropical, as pessoas insistem em preparar, nas festas de fim de ano, pratos altamente calóricos e de difícil digestão, adaptados ao inverno europeu?
Para tentar sair um pouco do peru, do tender, dos panetones, dos bolos e das frutas secas, Alex Atala, do Namesa e do Dom, e Salvatori Loi, novo chef do Fasano, oferecem duas opções.
Atala diz que escolheu uma salada de manga, papaia e camarão por ser uma receita leve e de fácil execução: "Ainda que pareça uma sobremesa, a combinação das ervas e do molho tailandês traz um sabor exótico e irresistível".
O italiano Salvatore Loi traz uma sobremesa com uma frutinha não tão brasileira, a framboesa, mas que, acompanhada pelo sorvete de creme, está mais para réveillon tropical do que qualquer bolo com frutas cristalizadas.
Se sua preferência for um prato bem brasileiro, fica como sugestão, para o almoço de amanhã, uma boa picanha.
Em São Paulo, um dos lugares em que ela é preparada de maneira mais tradicional e saborosa é o Sujinho (r. da Consolação, 2078, tel.: 0/xx/11/ 231-5207). Se preferir fazer em casa, tenha como acompanhamentos, repolho, molho de cebolas, arroz e couve.


Texto Anterior: Assim não
Próximo Texto: Mundo Gourmet - Josimar Melo: Os fatos do ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.