São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"RESTAURAÇÃO E DIFUSÃO DE PARTITURAS"

Caixa dá sobrevida a canções litúrgicas

ARTICULISTA DA FOLHA

No ano passado foram "Pentecostes", "Missa" e "Sábado Santo". Agora é a vez de "Conceição e Assunção de Nossa Senhora", "Natal" e "Quinta-Feira Santa": três antologias de música litúrgica brasileira dos séculos 18 e 19, da coleção do Museu de Música de Mariana, primorosamente editadas em partitura e bem gravadas em três CDs por vários conjuntos, como a Orquestra de Câmara Engenho Barroco, regida por Vitor Gabriel, o coral Ars Nova, regido por Carlos Alberto Pinto Fonseca, e o Conjunto Calíope e a Orquestra Santa Tereza, regidos por Julio Moretzsohn.
Sob coordenação do musicólogo Paulo Castagna, o projeto reúne peças de autores pouco conhecidos, como Bento Pereira e Jerônimo de Sousa Queirós, assim como do bem conhecido Francisco ("Hino Nacional") Manuel da Silva -e do mais conhecido de todos, o maestro Anônimo.
Nem tudo é de primeira grandeza? Claro que não. Aliás, nada é. Mas a soma constitui um acervo impressionante de música, com papel análogo à arquitetura e à poesia coloniais na formação da nossa cultura, e que só agora começa a vida maior das obras de arte, que é a sobrevida em outras gerações. (AN)


RESTAURAÇÃO E DIFUSÃO DE PARTITURAS. Caixa com três CDs. Artista: vários. Onde comprar: www.mmmariana.com.br. Quanto: R$ 60. Patrocinador: Petrobras.


Texto Anterior: " A música brasileira deste século": Coleção retrata MPB em sons e histórias
Próximo Texto: " O Brasil da sanfona": A nossa mais típica música da bondade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.