São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Revista tem biografias críticas e textos de brasileiros

Nova edição da francesa "Europe" destaca panorama literário do Brasil

MARCOS STRECKER
DA REPORTAGEM LOCAL

A edição mais recente da revista literária francesa "Europe" (nš 919-920, novembro/dezembro, 380 págs., 18,50 - R$ 51), um dos últimos ecos do Ano do Brasil na França, tem como tema central a literatura brasileira. A revista traz um extenso dossiê sobre nossa produção.
Reúne artigos e ensaios sobre o panorama literário brasileiro produzidos por Manuel da Costa Pinto e Marcelo Coelho, colunistas da Folha, além de Antonio Candido, João Cezar de Castro Rocha, Marcos Siscar, Maria Lúcia de Barros Camargo, Eliane Robert de Moraes, Tânia Franco Carvalhal e Renato Janine Ribeiro.
A publicação traz logo em seu início o famoso ensaio "Instinto e Nacionalidade", escrito por Machado de Assis em 1873 e inédito na França. Com isso, já expõe o parti pris editorial de uma literatura brasileira moderna desenvolvida sob a sombra generosa do fundador da Academia Brasileira de Letras. Além disso, em sua introdução, procura delimitar o campo contemporâneo e seus desdobramentos -que é também a preocupação de vários dos autores dos ensaios.
A revista se propõe a retratar uma literatura "cuja imagem atual gira em torna das idéias de colapso, catástrofe, de ruptura do espaço social, e, portanto, da idéia mesmo de unidade nacional", escrevem Michel Riaudel e Pierre Rivas. Há biografias críticas -escritas por especialistas, a maioria brasileiros- do poeta e colunista da Folha Ferreira Gullar, de Hilda Hilst, Francisco Alvim, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan, João Ubaldo Ribeiro e Haroldo de Campos.
A revista ainda apresenta uma pequena antologia em prosa que reúne textos de João Antônio, Milton Hatoum e Alberto Mussa, além de textos dos colunistas da Folha Bernardo Carvalho e Moacyr Scliar. A antologia poética reúne nomes como Roberto Piva, Sebastião Uchoa Leite, Waly Salomão, Paulo Henriques Britto e Carlito Azevedo.


Texto Anterior: Livro: Biografia expõe histórias e alfinetadas de Carvana
Próximo Texto: Panorâmica - Música 1: Câncer mata violeiro Renato Andrade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.