Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministério lança metas para Cultura até 2020

Funarte e Cinemateca terão acervo on-line

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA

O Ministério da Cultura lançou ontem as metas do PNC (Plano Nacional de Cultura), que nortearão as políticas culturais até 2020.

O texto determina a criação do Sniic (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais), anunciado como "a rede social da Cultura". Será possível consultar ali o andamento de projetos culturais que integrem o Sistema Nacional de Cultura.

No Sniic, o ministério pretende também disponibilizar o acervo em domínio público ou licenciado de instituições como Funarte e Cinemateca.

Com 53 metas, o texto contém orientações que abrangem áreas como educação, trabalho e acesso à produção cultural. Tais metas afetam as três esferas de poder.

As metas do PNC são anunciadas em um momento-chave para a definição do orçamento do MinC. Perguntada sobre a possibilidade de o lançamento ser um expediente para pressionar por mais dinheiro, Ana de Hollanda negou: "As metas eram um compromisso anterior. Não dá para dizer que a gente estava pensando em 2012".

A ministra diz ter sido "mal compreendida" no início da sua gestão. "Fujamos de pressões de grupos ou interesses corporativos. Estamos presos a compromissos maiores."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.