Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez

Ibope adia medição de audiência de TV em celular

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil fechou outubro de 2011 com mais de 231,6 milhões de usuários de telefones celulares.

Em dez meses, o serviço registrou quase 28,7 milhões de novas habilitações, um crescimento de 14,14% no ano. Mesmo assim, a medição de audiência de TV em celulares ainda engatinha.

Programada pelo Ibope para ser lançada no segundo semestre de 2011, a aferição de audiência de conteúdo televisivo nesses aparelhos esbarrou na tecnologia. A novidade, que seria implantada em parceria do instituto com a Vivo e a Samsung, teve de ser adiada.

O Ibope esperava que a operadora e a empresa lançassem aparelhos já com o medidor de audiência instalado. Não foi possível. A solução foi instalar softwares (um aplicativo do Ibope) em telefones da marca Samsung StarTV GSM.

Participam da pesquisa, inicialmente, dois mil usuários de telefones celulares equipados com esse aplicativo e que residem na cidade de São Paulo.

A amostragem ainda está sendo organizada. O Ibope prevê que o serviço esteja em funcionamento em seis meses. O mercado está ansioso, mas os primeiros resultados da medição sairão só no segundo semestre de 2012.

Estevam Avellar/Divulgação

PRIMEIRA-DAMA

Maria Fernanda Cândido ouve chorinho nos intervalos de gravação de "O Brado Retumbante", que estreia em janeiro na Globo

Enlatado O SBT pretende aproveitar o fenômeno de audiência "Marimar". Vai exibir na sequência outra mexicana velhinha, protagonizada por Thalia: "Maria do Bairro".

Enlatado 2 "Marimar" chega a vencer Globo e Record no horário, com média de dez pontos de audiência. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

O NÚMERO É...

O "Primeiro Jornal" da Band marcou anteontem 0,4 ponto de audiência. O programa da Igreja Mundial, que antecede o noticiário, marcou 0,3 ponto.

Botox A Fox Sports, que chega ao Brasil em 2012, quer investir em apresentadores e comentaristas jovens. Nada da velha guarda dos boleiros de TV. Por isso levou Edu Elias, do "Rockgol", da MTV.

Local "Viver para Contar" e "10 anos Mais Jovem" são alguns dos programas dos canais Discovery que ganharão episódios gravados no Brasil em 2012.

Local 2 O grupo também pretende incluir mais o país em produções internacionais.

Show O "Metrópolis" (Cultura) já está em clima de festa. Recebe hoje Daniela Mercury e amanhã, em um show ao vivo, Luiz Melodia.

Roça Depois do sucesso do atrapalhado Sargento Xavier na novela "Morde & Assopra" (Globo), o ator Anderson Di Rizzi estará na minissérie "Dercy de Verdade" (Globo) vivendo outro caipira engraçado. Ele será o músico Jararaca, da dupla Jararaca e Ratinho, famosa nos anos 50 por misturar música e humor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.