Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

iTunes Store dá acesso ao pop periférico do mundo

Loja virtual permite escutar artistas que estão fora do eixo EUA-Inglaterra

Nomes que ainda são mais comentados do que escutados no Brasil, como Serge Gainsbourg, têm álbuns disponíveis

THALES DE MENEZES
de são paulo

A vinda da iTunes Store ao Brasil sacudiu o mercado fonográfico local. Mas, para os brasileiros fãs de rock e pop antenados com outros países, a loja virtual permite agora o download de álbuns que antes estavam restritos à lista de compras de uma possível viagem ao exterior.

O banco de dados da loja da Apple cruza os acervos dos países que contam com o serviço. Assim, é possível baixar músicas que não costumam chegar às lojas físicas brasileiras. É hora de conhecer artistas que eram mais comentados do que escutados.

Fãs de pop rock francês correm o risco de salivar diante do computador. A oferta de álbuns de Françoise Hardy e Serge Gainsbourg, espécie de "a bela e a fera" do pop do país nos anos 60, é imensa.

Hardy, musa da Sorbonne e tão linda quanto sua voz, tem 22 álbuns disponíveis para download. Os essenciais são "Ma Jeunesse Fout le Camp..." (1967), "Comment Te Dire Adieu" (1968) e "La Question" (1971). Como regra na discografia dela, os mais antigos são os melhores.

De Gainsbourg, às vezes mais famoso pelas belas mulheres que amou do que pelo que cantou, são simplesmente 52 álbuns na lista.

Mais da metade são coletâneas de sucessos, quase todas incluindo "L'Alcool", um hino do cantor, mas sem a polêmica "Je T'Aime Moi Non Plus", a canção/orgasmo que escreveu para Brigitte Bardot e gravou com outro de seus amores, Jane Birkin. Lançada por um selo alternativo, é rara até no mundo virtual.

O mais interessante é a fase inicial da carreira de Gainsbourg, quando se preocupava mais em escrever deliciosas canções cínicas do que polemizar. "Du Chant à la Une!", álbum duplo de 1958, é uma obra-prima.

De Jane Birkin, a loja tem seis álbuns. Os melhores são "Jane Birkin au Palace" (1998) e "Arabesque" (2002).

Além do pop francês, um garimpo na iTunes Store rende boas surpresas de rock, como o fenômeno popular espanhol Amaral, uma banda de suecas que soa como Ramones, novo folk português, o "RPM da Argentina" e até os "Beatles chilenos".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.